Formatura da primeira turma do MBA em Saneamento da Aegea e FGV

Formatura da primeira turma do MBA em Saneamento da Aegea e FGV
Texto: Marcela Borges

A Aegea anunciou a formatura da primeira turma de colaboradores no MBA em Saneamento. A iniciativa foi idealizada pela Academia Aegea, plataforma de educação e formação de pessoas da empresa, e desenvolvida com a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, por meio da FGV In Company.

O MBA reforça o olhar da Aegea para a capacitação e desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e líderes. Iniciada em 2021, a ação pioneira no setor visa o crescimento profissional de maneira integrada com a estratégia e os desafios do negócio.

Fizeram parte da primeira turma 32 colaboradores de todas as regiões do país, entre os 14 estados onde a Aegea atua.

MBA vai contribuir com o avanço eficiente do saneamento

O objetivo do programa de MBA em Saneamento é formar profissionais altamente qualificados, com competências alinhadas às demandas do setor de saneamento.

Os colaboradores terminam o curso aptos a implementar iniciativas práticas que contribuam com os resultados da Aegea e também com o avanço eficiente do saneamento no Brasil.

Líderes mais preparados para novos desafios

“Concluir o MBA em Saneamento é a realização de mais uma etapa de aprendizado. Saímos transformados como melhores gestores e líderes para a companhia. O curso introduziu temas que, no meu nível de gestão, ainda não eram tão comuns e foi uma oportunidade de aprofundar o meu conhecimento para os próximos desafios que virão”, afirma Malcom Barbosa Bispo, gerente de Operações da Águas do Rio.

Investindo em talentos

Para Márcia Costa, VP de Gestão de Pessoas da Aegea, a iniciativa reforça a visão da companhia de investir no desenvolvimento de talentos para aprimorar ainda mais a eficiência e performance do negócio.

“Este MBA não é apenas uma oportunidade educacional, mas um caminho para a construção do futuro do saneamento. Sabemos que para atingir a universalização, precisamos desenvolver pessoas”, disse.

Segundo ela, a iniciativa também é um importante propulsor da carreira destes profissionais. “Neste ano, cerca de 33% dos alunos do MBA em Saneamento passaram por movimentações significativas em suas carreiras, sendo 91% de profissionais promovidos”, afirmou.

“O sucesso é um reflexo evidente do comprometimento da Aegea em promover um ambiente que estimula a excelência, a inovação e o crescimento profissional”, completou Márcia Costa.

Academia Aegea: desenvolvimento e profissionalização

Fundada em 2014, a Academia Aegea é o pilar de educação e formação de pessoas da Aegea. Oferece oportunidades de desenvolvimento nos aspectos culturais, de liderança, comportamentais e técnicos para dar sustentação ao crescimento do negócio.

Ao longo de 2022, foram mais de 194 mil acessos totais aos portais e 333 mil horas de treinamentos online e presencial oferecidos. Durante a pandemia do coronavírus, cerca de 80% dos treinamentos foram realizados em âmbito digital, demonstrando a essencialidade em adaptar conteúdos garantindo o desenvolvimento dos colaboradores.

Grande leque de oportunidades e foco nos colaboradores negros

Além dos treinamentos relacionados ao setor, por meio da Academia Aegea também são realizados treinamentos e letramentos sobre diversidade e capacitação com foco nos colaboradores negros.

Essa formação está alinhada ao Respeito Dá o Tom, programa para a promoção da equidade de oportunidades, estímulo ao desenvolvimento de talentos, além de ações de conscientização e letramento para garantir um ambiente de trabalho livre de racismo e de discriminação de gênero.

“Na Academia Aegea oferecemos aos nossos colaboradores a oportunidade de desenvolvimento em aspectos culturais, comportamentais, de liderança e técnicos para dar sustentação e legado ao crescimento do negócio. Temos um grande leque de oportunidades de aprendizagem em diferentes formatos e metodologias, respeitando o estilo de aprendizagem de cada um na construção da sua própria jornada de desenvolvimento”, destaca Fabianna Strozzi, diretora de Educação Corporativa.

Pular para o conteúdo