A Águas de Novo Progresso, unidade da Aegea no Pará, concluiu a primeira edição do Pioneiros, projeto desenvolvido pela empresa em diversos estados onde a Companhia atua, voltado a estudantes do Ensino Médio.
Durante cinco meses, os alunos da Escola Estadual Waldemar Lindermayer foram desafiados a desenvolver soluções criativas e tecnológicas para problemas de saneamento básico, unindo aspectos técnicos e sociais.
Premiação para a ideia mais inovadora
O melhor projeto participa de uma premiação nacional, junto a outras unidades da Aegea. Em Novo Progresso, a aluna Erica Franciele Mesquita Luz foi a escolhida com uma proposta visionária de expansão da estação de tratamento de água da concessionária.
A ideia destacou-se pela sugestão apresentada e pelo impacto potencial no acesso à água tratada e no desenvolvimento sustentável da região. “O projeto reflete o tema ‘Água para todos e gestões sustentáveis e inovadoras’ e inspira outros jovens a pensarem além, contribuindo para um futuro melhor para nossa comunidade”, afirmou Erica.
Colaboradores atuam como voluntários
Durante o programa, os estudantes participaram de palestras e reuniões virtuais, recebendo suporte de gestores e colaboradores voluntários da Águas de Novo Progresso, da Regional, bem como do Instituto Aegea e da Academia Aegea.
“A evolução do grupo foi notável em cada etapa do projeto. Ficamos muito satisfeitos com os resultados e com o envolvimento dos alunos”, avaliou Cida Viveiros, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Novo Progresso.
A tutora dos alunos foi a analista de Responsabilidade Social, Anna Heinz, que forneceu orientações e suporte necessários durante toda a execução do projeto. Da banca avaliadora participaram profissionais de diversas áreas.
O projeto nas unidades do Piauí e Maranhão
Os integrantes da Águas de Teresina (PI) e da Águas de Timon (MA) mostraram todo o talento e criatividade em ideias inteligentes que abrem portas para o desenvolvimento pessoal e profissional, além de também poderem ser aplicadas no dia a dia.
Mecanismo inovador para o bombeamento do esgoto em Teresina
Na Águas de Teresina, a proposta vencedora foi a “Estação Elevatória Sustentável”, desenvolvida pelas jovens Amanda Amparo da Silva e Renata Gabriele de Oliveira Barbosa. Elas idealizaram um mecanismo inovador que tem como objetivo bombear o esgoto de imóveis localizados abaixo do nível da rede pública ou da rua, direcionando-o para a rede coletora.
“Reutilizamos o motor e um capacitor de uma máquina de lavar, que juntos fornecem a potência necessária para captar o esgoto e transportá-lo para a rede coletora. Essa é uma solução sustentável que encontramos para contribuir com a preservação do meio ambiente. Tudo o que utilizamos é feito de forma artesanal”, destaca a estudante Amanda Amparo da Silva.
Monitoramento para evitar obstrução no sistema
Já na Águas de Timon, o primeiro lugar foi conquistado pela dupla Anjely Eduarda Nascimento da Silva e Heloísa de Sousa Nascimento, com o projeto “DesobstruAE: uso do sensor de nível de efluente para o monitoramento dos poços de visita e redes de esgoto”.
A ideia partiu de uma observação acerca dos extravasamentos de esgoto que acontecem na cidade. É uma demonstração clara de como a inovação pode surgir a partir da análise de problemas cotidianos. As jovens projetaram um mecanismo que visa prevenir esse problema, e também otimizar o deslocamento das equipes de serviços, tornando a gestão mais eficiente.
“Em nosso projeto, empregamos canos de PVC e boias estrategicamente posicionadas a uma distância significativa umas das outras. Quando a primeira boia detecta um sinal de obstrução, esse é o momento crucial para que nossa equipe se mobilize rapidamente da base operacional até o ponto de vazamento (PV), garantindo uma resposta ágil e eficaz”, ressalta Anjely Eduarda.
Mais sobre o Projeto Pioneiros
A iniciativa desenvolvida pela primeira vez em Águas de Novo Progresso (PA) e pelo sexto ano consecutivo em Águas de Timon (MA) e Águas de Teresina (PI), faz parte dos programas da Aegea e busca estimular o pensamento inovador entre estudantes do ensino médio de escolas públicas.
Fornece base para que identifiquem e proponham soluções sustentáveis para desafios de saneamento básico em suas comunidades.
Com orientação dos tutores – voluntários das concessionárias e das regionais –, os participantes mergulharam nessa realidade combinando aprendizado técnico e prática com o desenvolvimento de projetos de impacto social. Eles contribuem para melhorias no saneamento básico das comunidades onde os jovens vivem.
O Pioneiros visa não apenas solucionar problemas locais de saneamento, mas também fomentar uma nova geração de lideranças conscientes e comprometidas com o desenvolvimento sustentável.