Integração racial em jornada que une Cabo Frio e África

ESG_Pessoas2_Integracao

Um encontro para unir história, diversidade cultural, educação e busca pela igualdade racial entre países com uma forte ligação, apesar da distância geográfica. Aliás, um encontro não, vários: a Jornada da Integração Cabo Frio–África, da qual a Prolagos (RJ) participou, está na 8ª semana de realização. Reúne autoridades dos dois continentes em torno de um objetivo comum: promover uma aproximação maior entre os países africanos e o Brasil.

Na mesa-redonda promovida pela prefeitura na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio (RJ), foi apresentado o Respeito Dá o Tom, programa de igualdade racial da Aegea, que desenvolve vários projetos voltados para a população quilombola. Entre eles estão A Natureza da Educação para o Mangue, que visa à formação de guias de turismo, e o Somos Dias na Luz do Candeeiro, com oficina de cerâmica para mulheres do Quilombo Baía Formosa.  

“É muito importante participarmos de eventos como este para promovermos a troca de conhecimentos e ações. É preciso unir forças para que possamos combater o racismo estrutural. Como nação, temos inúmeros hábitos e práticas embutidos no nosso cotidiano. São muitas expressões que parecem corriqueiras, mas que carregam um teor racista”, disse a coordenadora do Respeito Dá o Tom na Prolagos, Tayane Pimentel.

“Como cidadã, eu tento me dedicar ao máximo para combater este tipo de prática e como empresa pretendemos que nosso ambiente de trabalho esteja livre de qualquer preconceito ou atitude que possa comprometer a postura de respeito e tolerância”, comentou a coordenadora. Integraram a mesa o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio; o coordenador-geral municipal da Promoção da Igualdade Racial, Manoel Justino; o secretário municipal de Cultura, Clarêncio Rodrigues; e líderes quilombolas.

Pular para o conteúdo