Oportunidades para jovens construírem carreira sólida

Texto: Janaína Novellino

Wellyngthon, formado em Gestão Ambiental e cursando Administração, integrou a primeira turma de Jovem Aprendiz, em 2008, no setor de Relações Externas, onde adquiriu conhecimentos sobre diversos procedimentos de toda a área Comercial. A bagagem conquistada nesse período possibilitou que ele atuasse diretamente com a gerência do departamento, realizando controles e análises importantes para o desenvolvimento da companhia, onde hoje é supervisor de Planejamento e Controle.

Transformando desafios em conquistas

“Ao longo de todos esses anos, estive ao lado de grandes líderes que moldaram meu perfil profissional, sempre aprendendo um pouco mais com cada um deles. Todo este trajeto me possibilitou conhecer outras unidades da Aegea e, consequentemente, outros costumes e culturas do nosso país. Na Prolagos descobri minha paixão por controle e análise de dados, e tenho imensa alegria em poder trabalhar com o que amo”, comenta Wellyngthon Ferreira, que fez parte da equipe que auxiliou a Aegea na conquista de dois blocos no leilão da Cedae.

O primeiro emprego

Em sua primeira experiência profissional, o Lucas tinha apenas 17 anos. Foi na concessionária no interior do Estado do Rio de Janeiro onde ele aprendeu o valor do trabalho em equipe, a se relacionar melhor com as pessoas e, principalmente, como funciona um ambiente corporativo. “No início tudo era novo, uma grande responsabilidade estar trabalhando em uma das maiores empresas da região. Graças a essa experiência pude continuar na companhia ao fim do contrato”, conta o analista administrativo Lucas Coutinho.

Após nove anos, ele diz que continua aprendendo e adquirindo conhecimentos para sua vida pessoal e profissional. “Durante esse período me formei no Ensino Médio, cursei Engenharia Ambiental e também pude conhecer outras unidades da Aegea. Trabalhar em uma empresa que leva saúde e dignidade à população é um privilégio”, diz o analista.

Um divisor de águas

Iniciar no ano de 2015 como Jovem Aprendiz também foi um marco na carreira do coordenador Administrativo Isaías Fonseca, graduado em Engenharia de Produção. “Essa experiência serviu como porta de entrada para o mercado de trabalho e uma grande oportunidade para atuar em uma das maiores empresas da Região dos Lagos. Desde então, recebi ótimas oportunidades na concessionária e venho me dedicando cada vez mais para conseguir bons resultados”, diz Isaías.

Diferente dos demais, mesmo com o fim do contrato em 2017, Yasmim não desistiu de prosseguir com a carreira na Prolagos. Em 2018, ela foi convidada para participar de um processo seletivo e foi contratada como recepcionista. “É muito satisfatório pensar em tudo que vivi dentro da empresa e ver que a Yasmim que entrou como Jovem Aprendiz, sabendo apenas o básico, hoje atua como analista administrativa, desenvolvendo uma função de extrema importância para o setor, onde também divide todo conhecimento adquirido”, relata Yasmim Trindade, que acaba de se tornar engenheira civil.

Incentivo aos novos talentos

A constante evolução está presente na trajetória de todos os colaboradores e faz parte da política de incentivo à capacitação contínua da Prolagos e de outras unidades da Aegea, promovendo a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos funcionários.

“A contratação de jovens que se identifiquem com o nosso propósito e que queiram fazer partedo avanço do setor de saneamento é uma forma de garantir o acesso ao primeiro emprego e também de atrair novos talentos, pois eles são profissionais que podem auxiliar no crescimento da concessionária, apresentando novas ideias e revitalizando as áreas”, afirma José Carlos Almeida, diretor-executivo da Prolagos.

Pular para o conteúdo