Investimentos ajudam os que têm negócios que dependem da água

Água tratada para todos: famílias que “vivem da água” têm suas realidades mudadas com os investimentos da Aegea em Rondônia

ETA Rio Jamari, em Ariquemes (RO), onde a água que é distribuída na cidade é tratada.

O sorriso de gratidão não esconde o modo tímido de quando o sonho começou a ganhar força, se tornando realidade. A empresária Mara Lúcia, dona da Clean Lavanderia, em Buritis (RO), conta que sempre gostou da área de limpeza, mas sabia que os desafios eram grandes. “Na época da estiagem, a água do poço diminuía e às vezes até secava; perdi vários contratos grandes, quase desisti. Hoje é tudo diferente, tenho água em abundância. Graças ao abastecimento da Águas de Buritis, trabalhamos de domingo a domingo”, diz.

A pouco mais de 130 km dali, em Ariquemes (RO), outra família colhe os bons rendimentos em decorrência da melhora nos serviços de abastecimento de água. É a da dona Amália, como prefere ser chamada, proprietária do Espeto do Gordo. Atuando no segmento alimentício há quase 20 anos, ela conta que hoje o abastecimento de água é regular e isso é muito importante para os negócios. “Somos bem conhecidos na cidade, com clientes fixos, e sempre zelamos por oferecer um prato saboroso e saudável. Dependemos da água da rede para lavar, cozinhar frutas, grãos e legumes, higienizar o ambiente e as louças. Confiamos na Águas de Ariquemes”, afirma.

“Os tempos têm sido difíceis, mas nos adaptamos às novas regras e seguimos trabalhando; a água para nós é tudo! Se não fosse ela, não conseguiríamos cozinhar mais de 1.500 marmitas por dia e empregar quatro mães de família”, contou Ueslei Pinheiro, proprietário da Cantina da Ivone, também em Ariquemes (RO). “Zul”, como prefere ser chamado, contou ainda que “com a concessionária o abastecimento melhorou de modo significativo. Trabalhamos com confiança, sabendo que a matéria-prima para cozinhar estará disponível”, finalizou.

Distante de Ariquemes  286 km está Rolim de Moura (RO), outra cidade atendida pela Aegea em Rondônia. Os moradores que dependem da água para executar seu trabalho reconhecem os investimentos feitos pela concessionária Águas de Rolim de Moura. “Atuo no ramo de serviços gerais há oito anos. Estava bem difícil; quando faltava água os serviços acumulavam e não rendia, agora consigo fazer bem mais faxinas, deixando tudo limpo e desinfectado”, contou Maria Eugênia, moradora de Rolim de Moura.

A família de dona Amália confia no trabalho da Águas de Ariquemes.
Ueslei Pinheiro, proprietário da Cantina da Ivone.

Investimentos

Garantindo que esses e outros moradores que “vivem da água” trabalhem tranquilamente, favorecendo a economia com a geração de renda para suas famílias e outras, as cidades que são administradas pela Aegea em Rondônia vêm investindo em implantações de novas redes de abastecimento, obras e melhorias nos sistemas de captação, tratamento e distribuição. Além da alta tecnologia aplicada para acompanhar em tempo real os níveis dos reservatórios, as pressões que apontam uma distribuição eficaz, as análises que garantem a potabilidade da água e as ações de setorização, instalação de registros, ventosas, pontos de descarga e geofonamento nas redes.

Com os investimentos das concessionárias nos últimos anos em saneamento, a realidade dos moradores das cidades atendidas mudou. Ariquemes conta hoje com 93% de acesso à rede de água tratada, Buritis com pouco mais de 60% e Rolim de Moura 96%. 

Pular para o conteúdo