Índice de perda de água em Bombinhas é um dos menores do planeta

CCO Bombinhas

Um conjunto de ações elaborado pela Águas de Bombinhas (SC) vem mostrando resultados no índice de redução de perdas de água tratada, que chegou a 13% – um número muito inferior à média mundial.

Conforme o relatório de perdas divulgado em 2021 pelo Instituto Trata Brasil, a média nacional de perda de água gira em torno dos 39%. Em Santa Catarina, o índice é de 35%.

Investimentos em tecnologia nas unidades da Aegea

O resultado é fruto de investimentos em tecnologia e intenso esforço na operação dos sistemas. “A redução no índice de perda de água tratada e maior eficiência operacional é foco permanente das concessionárias da Aegea”, afirma a diretora-presidente das unidades da Aegea em Santa Catarina, Reginalva Mureb.

Segundo a diretora-presidente, não se concebe operar sistemas de abastecimento sem a preocupação com as perdas de água. “O enfoque de atuação responsável e sustentável com o meio ambiente nos exige isso”, explica. A redução de perdas representa a melhor distribuição de água para os bairros e, consequentemente, maior oferta de água tratada.

Em uma comparação mundial, no estudo do Trata Brasil, o Brasil ficou na 31ª posição entre os 44 países analisados, ficando atrás da China (21%), Polônia (17%) e Estados Unidos (13%). O pior caso dos países analisados foi o da Venezuela, com índice de perdas de 62%.

Índices abaixo da média

Entre as ações que justificam o excelente resultado em Bombinhas está a atuação com informações em tempo real do Centro de Controle Operacional. A manutenção e revisão constante dos sistemas, instalação de macromedidores em pontos estratégicos, automação dos serviços, reparos e manutenções preventivas constantes são outras.

“Os macromedidores, por exemplo, são instalados para medir o volume de água distribuído. Dessa forma, as equipes conseguem mensurar o quanto de água saiu da estação de tratamento de água (ETA) e fazer uma comparação com o volume que chega às residências”, explica o diretor-executivo da Águas de Bombinhas, Rodrigo Lacerda.

Geofonamento no combate às perdas

Uma ação interessante que também é realizada pela Águas de Bombinhas é o geofonamento – uso do equipamento chamado geofone que busca identificar vazamentos ocultos no subsolo, com ajuda do som.

Além desse equipamento, as equipes também atuam alinhadas com os moradores – a orientação dada à comunidade é para que sempre entre em contato com a empresa, tão logo um vazamento seja identificado.

Dessa forma, as equipes conseguem responder ao chamado com mais agilidade e diminuir a intensidade e quantidade de vazamentos no menor tempo possível.

Pular para o conteúdo