Innovation Latam e Dom Cabral anunciam Selo iLmpact para 78 startups

Selo iLmpact

Em evento online e ao vivo, foram anunciadas as startups reconhecidas com o Selo iLmpact 2021. O programa da Innovation Latam reconhece negócios de impacto socioambiental na América Latina. A segunda edição teve 555 negócios inscritos, de 25 países de origem. 

Receberam o selo 78 startups, sendo que 17 delas foram Top 10 segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS são as metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo.

Brasil entre os países com mais startups reconhecidas

“É muito prazeroso ver os resultados que estamos vivenciando”, disse João Pedro Brasileiro, fundador da plataforma Innovation Latam, ao anunciar as startups reconhecidas e os resultados da segunda edição. Brasil, Peru e México foram os países com maior número de reconhecimento.

Além de João Pedro, o evento foi apresentado e mediado pelos professores Fabian Salum e Karina Garcia Coleta, da Fundação Dom Cabral, parceira da Innovation Latam no desenvolvimento do Selo iImpact. Laura de Moraes, gerente de Comunidades da Innovation Latam, apresentou as Top 10.

Soluções da Aegea que impactam positivamente a vida das pessoas

Também participaram do encontro executivos da Aegea, Johnnie Walker e a Grant Thornton,  empresas mantenedoras do projeto. Marco Aurélio Pereira da Silva, gerente de Infraestrutura Digital da Aegea, anunciou a startup Top 10 no ODS 6, Água Potável e Saneamento. A vencedora foi a Água Segura.

“A Aegea também promove soluções que impactam a vida das pessoas trazendo mais dignidade e saúde”, disse Marco Aurélio no evento. Explicou ainda que as iniciativas da Aegea vão além da busca pelo ODS  6  e que a empresa é adepta à Rede Brasil do Pacto Global da ONU desde 2016.

Apoiadora do setor de saneamento no Pacto Global

Recentemente, a Aegea potencializou a participação para os próximos quatro anos, agora como apoiadora institucional exclusiva do setor de saneamento. Além disso, coordena a Plataforma de Ação pela Água da Rede Brasil do Pacto Global, que reúne empresas e instituições.

A plataforma busca uma agenda de governança em água e promove a adoção de práticas sustentáveis que preparam melhor a sociedade para momentos de crise. “Temos o compromisso de realizar ações que potencializam o cumprimento da Agenda 2030, em especial no enfrentamento aos desafios socioambientais”, afirmou o executivo. 

Critérios para o reconhecimento

Para serem reconhecidas pelo programa, as startups passaram por uma rigorosa avaliação feita a partir da metodologia desenvolvida por Salum e sua equipe, da FDC. Além de estarem alinhadas com a agenda 2030 da ONU, têm comprovadas as evidências da contribuição socioambiental gerada. 

Depois da validação da Fundação Dom Cabral, elas receberam o crivo de uma banca de jurados composta por 80 executivos de grandes empresas e organizações que atuam na América Latina e em outros países, além de docentes. 

“Nossa expectativa é que as startups reconhecidas em 2021 tragam soluções que vão além do escopo principal do projeto. Os benefícios devem trazer ganhos ambientais, socioeconômicos e, principalmente, novas perspectivas para gerações futuras”, disse Marco Aurélio, gerente da Aegea.

Confira as 78 startups selecionadas

Academia Icúbico, Agrojusto, Água Segura, Alicerce Educação, Alquimétricos, Amachains, Amautas, Arteh, Associação Luminus, Barkus Educacional, Be Happier, Binahki, Biomovement Ambiental, Botanitec, Carbon Free Brasil, CEO do Futuro, Circulagem, Coletalixo.com, Construide, Dvotio, Eco Panplas, Elas Projetam, EqualWeb, Esporte Educa, Facia, Food to Save, Forme, GeoApis, GoLedger, GoRaymi, GreenClub, Hyppet, Inclusive Waste, Inspectral, Interação Saúde Mulher, Isobloco, KM Solidario, Laminatus, Lys Academy, Madera, Mayorca, MedAssist, MindSun, Minha Coleta, Moeda Verde, Momlancers, MountX, My Good, naPorta, NeoEdu, NEX Energy, Nubbi, Óleoponto, Olhi, Openbox.ai, Ouca, Paraguay Composta, Pedaço do Mundo, Pessoalize, Piot, PlataformaVerde, Portal Talento, QualityStorm, Raks, Recigases, Sanimax, Saveadd, Seall, T&D Sustentável, Telite, Trampolim, umgrauemeio, Valora, Vuxx, Was, Workalove, Yanni Shoes e Zerocarbon.

Pular para o conteúdo