Maior eficiência no tratamento com novas elevatórias da Metrosul

Testes EBE Ambiental Metrosul Aegea

Os primeiros testes das novas elevatórias de esgoto em Canoas (RS), cidade atendida pela unidade da Aegea, a Ambiental Metrosul, por meio de Parceria Público-Privada com a Corsan, começaram em 10 de agosto. O objetivo é verificar o funcionamento das quatro bombas, duas por unidade, e a eficiência do bombeamento do efluente da rede coletora até seu destino final.

Novos testes estão programados até o final do mês para que todos os componentes e sistemas sejam devidamente avaliados e adequados. Além dos conjuntos de bombas, as novas elevatórias também contam com equipamentos modernos e sistemas operacionais interligados ao Centro de Controle Operacional da Ambiental Metrosul.

As estações de bombeamento têm, respectivamente, capacidade de vazão de 62 e 16 litros de esgoto por segundo. Foram instaladas para atender a nova demanda de coleta de esgoto no Bairro Harmonia. Com a ampliação do sistema, ele passa a receber o material coletado nos 30 quilômetros da nova rede instalada e aproximadamente 4,5 mil conexões de residências.

Testes EBE Ambiental Metrosul Aegea

Projeto de expansão do sistema de esgoto

As novas elevatórias integram o projeto de expansão do sistema de esgoto em Canoas e são essenciais para a funcionalidade do processo de tratamento. Contribuem ainda mais com a eficiência do bombeamento do esgoto gerado no bairro para a ETE Mato Grande, uma das principais estações operadas pela Metrosul na Região Metropolitana de Porto Alegre.

“Entramos na fase final dos trabalhos e essas avaliações são fundamentais para a operacionalização das ETEs. Conforme os testes forem acontecendo, vamos promovendo os ajustes para garantir a plena funcionalidade das estruturas quando todo o sistema de esgoto no bairro entrar em operação”, comenta o gerente de Operações da Metrosul, Stenio Cangussu.

As duas estações de bombeamento entram em operação após a implantação dos 30 quilômetros de rede e, consequentemente, conforme as 4,5 mil conexões de imóveis forem sendo feitas. A Metrosul orienta os moradores das ruas que já contam com a estrutura para que aguardem o comunicado com as devidas orientações e procedimentos para fazer a ligação intradomiciliar – de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Esse é o sistema interno que conectará a residência à rede pública, direcionando o esgoto à estação de tratamento. Como a nova rede implantada no bairro ainda não está operante, se a ligação à mesma for feita o esgoto poderá retornar às residências causando extravasamentos e outros prejuízos.

ETE Ambiental Metrosul Aegea

Mais sobre a Ambiental Metrosul

Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.

Pular para o conteúdo