Maioria das metas pessoais e corporativas para 2023 passa por ESG

Maioria das metas pessoais e corporativas para 2023 passa por ESG

Trabalhar com saneamento é se inspirar todos os dias para um mundo mais justo, mais inclusivo e mais próspero – Reginalva Mureb, diretora-presidente das unidades da Aegea em SC.

Saúde, conquistar bens materiais, estudar, evoluir na carreira e contribuir para um mundo melhor… É natural que o movimento intenso para encerrar as atividades do ano, os encontros e festas realizadas no início do novo ciclo gere a reflexão: o que foi realizado e onde se quer chegar. No ambiente corporativo, um estudo divulgado pelo Portal Consumidor Moderno mostra que mais da metade das empresas querem investir em ESG.

Um movimento que se fortalece na Aegea, empresa líder do setor privado de saneamento no Brasil, com mais de 11 mil colaboradores, que encerra o ano fortalecendo o modelo de negócios baseado na eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis para os 154 municípios, onde atende a mais de 21 milhões de pessoas. Com as conquistas recentes, no final do ano, a empresa será ainda maior em 2023.

Tudo está sendo feito com um foco muito grande na recuperação do meio ambiente, indo além das metas contratuais, com ações e parcerias de proteção à natureza e mais inclusão. As iniciativas incluem o aproveitamento dos resíduos gerados pelo tratamento do esgoto para movimentar uma economia circular, assim como o uso de alternativas renováveis para geração de energia elétrica.

O legado de 2022 e as metas da Aegea para o novo ano

Muitas das ações e projetos com foco em ESG foram reconhecidos e premiados em 2022. Os principais prêmios da empresa você pode conferir na Matéria de Capa da edição 37 da Revista Aegea. Alguns executivos da Aegea também falam das metas pessoais e corporativas para 2023, que podem te inspirar a fazer o seu planejamento. Confira a seguir.

“A Aegea agrega as melhores práticas de sustentabilidade à sua gestão e otimiza o uso dos recursos naturais em cada localidade, atuando de modo sustentável e fortalecendo o compromisso de construção de um legado de desenvolvimento para as pessoas e para o meio ambiente”, afirma Moisés Salvino, gerente-executivo de Engenharia da Aegea. 

Se fortalecer ainda mais e se preparar para as novas oportunidades

A empresa tem dois pilares de planejamento para o começo do ano, segundo o vice-presidente Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores, André Pires. 

“O foco é muito grande na estrutura de capital, pois nós vamos ter um ano, do ponto de vista do mercado, ainda bastante volátil e a empresa cresceu muito, é um negócio de capital intensivo, precisa de captação de recursos. Por outro lado, é continuar se preparando para as oportunidades que devem continuar vindo no mercado. Tem novos governadores falando em privatização e Parcerias Público-Privadas das empresas de saneamento, então vamos continuar nos preparando para atender as demandas e gerar mais crescimento e desenvolvimento”, afirma o VP André Pires.

Protagonismo maior nas questões ambientais de todo o planeta

Para o presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa, Édison Carlos, do ponto de vista profissional o ano de 2023 deve ser bastante desafiador, pois com a mudança governamental, o Brasil tende a assumir uma posição de protagonismo maior nas questões ambientais de todo o planeta. Para a Aegea, segundo ele, 2023 será um ano para fortalecer os compromissos assumidos em relação aos pilares ESG internamente para projetar para o externo todo o esforço que a empresa já desenvolve. 

“Há uma expectativa do mundo todo com novas medidas ambientais, de proteção das florestas e de mitigação de carbono por parte do Brasil. As grandes empresas, inclusive a Aegea, terão que olhar esse novo cenário como um desafio, mas também como uma oportunidade, uma vez que ela já desenvolve ações voltadas para o aumento da resiliência hídrica, da água nas bacias hidrográficas, com o consequente impacto nas  mudanças climáticas. Nós, do Instituto Aegea e Diretoria de Sustentabilidade, estamos olhando para esse cenário para colaborar e também para que isso se torne uma vantagem competitiva para a empresa. Priorizamos o pilar social, pois não adianta cuidar do meio ambiente sem olhar para as pessoas que moram naquele território”, afirma. 

Do ponto de vista pessoal, Édison Carlos espera um ano menos polarizado, em que  as amizades sejam refeitas e as pontes reconstruídas. “Espero que 2023 seja de reconstrução, que a gente possa equilibrar cada vez mais as energias destinadas ao trabalho, mas também à família, e cuidar de si mesmo. Tem uma preocupação maior com a saúde, principalmente a mental, e precisamos olhar para isto”, afirma. 

Os desafios da empresa impulsionam os pessoais

Cuidar da saúde é uma das metas também para Paulo Antunes, diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal. “Manter bons hábitos que contribuam com a saúde física, mental e espiritual. Nesse sentido, quero cuidar da alimentação de forma a ter uma dieta adequada às necessidades do dia a dia, aliado a práticas regulares de atividade física”, afirma o executivo.

Depois de 38 anos atuando no sistema financeiro, Paulo Antunes assumiu novos desafios profissionais e pretende voltar a estudar. “Quero fazer uma Faculdade de Engenharia Ambiental e um MBA em Estratégias ESG, pois acredito que possam contribuir de forma decisiva para ampliar minha visão, tanto de forma específica quanto estratégica, nessa minha nova fase profissional, principalmente frente ao novo contexto para consolidarmos as parcerias e relacionamentos necessários para universalizar o acesso ao saneamento em todo o Mato Grosso do Sul”, afirma o diretor-presidente.

Ele conta que muito vem sendo feito neste sentido, pois os princípios ESG da Aegea estão acontecendo na vida real e sendo percebidos de forma pragmática por toda sociedade onde a empresa atua. “Resultado dessa atenção especial são as diversas alianças estratégicas construídas, com benefícios consideráveis para o meio ambiente, como a utilização do lodo das estações de tratamento de esgoto na economia circular,  o reúso de água e a assinatura de adesão ao Programa Floresta Viva do BNDES, com investimentos para defender o bioma pantaneiro, protegendo mananciais e realizando reflorestamentos na bacia do Guariroba, na capital do estado e nas cabeceiras do Pantanal”, afirma.

A contribuição de cada um para um planeta melhor para todos

É olhando para o ano que passou que Semy Ferraz, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, da Regional 3 da Aegea, planeja 2023. 

“Todo início de ano faço uma avaliação de como foi minha atuação e como posso melhorar. Que legado estou deixando? Estou contribuindo para deixar um planeta melhor para meu filhos e netos? Estou atuando efetivamente com esse objetivo? As respostas passam pela proteção dos nossos biomas, tem toda essa insegurança climática, então é tarefa de cada um de nós cuidar melhor de nossos biomas – Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Amazônia e a Caatinga. As preocupações acabam se transformando em objetivos”, diz.

Semy também se preocupa com os povos originários do Brasil. “Tenho uma  grande preocupação com as nossas comunidades indígenas. São esses macros objetivos que me movimentam, pretendo continuar atuando nessas metas. E também no combate às desigualdades, pois nosso país é muito desigual e é tarefa de cada cidadão combater as desigualdades”, afirma. Ele lembra toda a atuação neste sentido com programas como o Respeito Dá o Tom e a Tarifa Manauara, que já beneficiou 112 mil famílias.

O gerente de RS da Águas de Manaus fala ainda do empoderamento das comunidades que se dá por meio do Afluentes, programa de relacionamento que permite ampliar a proteção para as famílias. “O movimento comunitário tem um papel muito importante de organizar, principalmente as regiões da cidade que têm uma deficiência de infraestrutura muito grande, como o acesso à água tratada, à moradia, enfim, ao básico. É preciso olhar para as pessoas que estão em extrema pobreza”, afirma.

Segundo ele, é com esse apoio, tanto corporativo quanto pessoal, que pode ser por meio do voluntariado, que a Aegea e seus colaboradores querem continuar atuando para contribuírem para o desenvolvimento das cidades, das pessoas e do meio ambiente. “Olhar para a agenda ESG é um caminho sem volta, tanto para as empresas quanto para todos os cidadãos. É esse fazer junto que planejo para 2023 e para os próximos anos”, conclui Semy Ferraz. 

Um excelente 2023 para todos

“Saber que diariamente promovemos um impacto positivo na vida das pessoas, estamos levando dignidade e, ao mesmo tempo, ajudando a fazer das cidades um lugar melhor para se viver, direciona o nosso propósito de vida e profissional. Trabalhamos para promover as condições de prosperidade, melhorando as condições de vida da população, respeitando o meio ambiente, afinal ele é seu, é nosso, é das pessoas que mais amamos. Esse ano, esperamos que, com inovação, soluções inteligentes e investimentos responsáveis, possamos chegar na próxima casa, no próximo lar que ainda não conta com esse serviço. Um excelente 2023 para todos nós”, diz Reginalva Mureb, diretora-presidente das unidades da Aegea em Santa Catarina.

Pular para o conteúdo