Mais transparência, ética e acolhimento com treinamentos presenciais

Mais transparência, ética e acolhimento com treinamentos presenciais

Após dois anos de atividades online, os treinamentos presenciais do Programa de Compliance voltaram. De julho para cá, as unidades estão recebendo as equipes da Diretoria de Integridade para saber mais sobre o Canal de Ética, o Código de Conduta e as políticas internas da empresa

Os encontros são iniciados com a apresentação de uma dupla que se tornou conhecida entre os colaboradores: a Norma e o Justo. Criados para serem Compliance Influencers, eles continuam fazendo sucesso nos eventos de integridade. Mostram como é importante o envolvimento de cada um para que toda a empresa seja mais ética e transparente para todos.

Conteúdos exclusivos

O foco nos treinamentos são o Canal de Ética e o Código de Conduta, mas o conteúdo é desenvolvido a partir dos perfis das áreas. “Para cada público, a gente aborda um determinado assunto. Com o pessoal do administrativo, por exemplo, falamos muito sobre relacionamento com agentes públicos e parceiros de negócios”, diz Juliana Andrade Lopes, analista de Integridade.

O atendimento ao cliente, como agir em determinada situação e os cuidados com os bens materiais da empresa são os assuntos mais direcionados aos colaboradores que atuam no setor operacional. Com todos os públicos, orientações sobre a importância de acionar o Canal de Ética para denunciar casos de assédio, discriminação, suborno, entre outras condutas inadequadas que violem as políticas internas da Aegea e legislação vigente.

“Nos treinamentos presenciais conseguimos transmitir os conteúdos com maior clareza e os colaboradores ficam mais à vontade para sanar suas dúvidas. O compromisso é esclarecer as atividades da Diretoria de Integridade, a importância do Programa de Compliance para a empresa e correto direcionamento das denúncias”, explica a analista de Integridade.

Benefícios dos treinamentos presenciais

São muitos os benefícios dos treinamentos presenciais e um dos mais importantes, segundo ela, é a proximidade. “Os colaboradores se sentem acolhidos com os treinamentos presenciais e para nós também é muito importante, pois entendemos melhor as necessidades e os desafios de cada unidade”, conta Juliana. 

Os resultados são perceptíveis no ambiente de trabalho, principalmente com a desmistificação dos assuntos. “Com exemplos práticos, análise de casos, os temas de compliance ficam mais acessíveis para os colaboradores. Eles conseguem enxergar com maior clareza e percebem que já colocam em prática muitos dos conceitos que estão no nosso Código de Conduta”, complementa a analista.

As atividades online continuam a fazer parte da agenda dos treinamentos do Programa de Compliance da Aegea, principalmente a partir das Trilhas de Compliance da Academia Aegea. Em busca de uma empresa cada vez mais ética e transparente, a área de Integridade acompanha o crescimento da empresa e a agenda de 2023 está estabelecida e recheada de novidades. 

O que é compliance 

Compliance vem do termo “to comply”, que traduzido significa estar em conformidade com as normas e com as leis. Em uma empresa, é todo o sistema que promove atitudes éticas e íntegras em suas rotinas. Para isso foram desenvolvidas políticas que regulamentam cada item com rigor de detalhes e se desdobram em várias atividades práticas para deixar claro o que é recomendado e não recomendado ser feito em todos os procedimentos que fazem parte da rotina da companhia. Está baseado em três pilares: prevenção, detecção e correção.

O Código de Conduta da Aegea

Reúne todas as políticas de compliance desenvolvidas pela empresa, descritas acima. Todos os colaboradores recebem um Código de Conduta, seja digital ou impresso e têm acesso a materiais online, como comunicados, palestras, gamificação e vídeos de conscientização para incentivar a adoção das práticas recomendadas. Em dezembro de 2018, a Aegea se tornou a primeira empresa de saneamento privado a receber a  NBR ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno. A certificação foi renovada em dezembro de 2021 com validade até dezembro de 2024.

Saiba mais sobre o Canal de Ética

É uma ferramenta segura pela qual colaboradores, fornecedores, clientes e demais públicos de relacionamento com o grupo Aegea podem registrar, de boa-fé, anonimamente, alegações e preocupações em relação a atitudes que violem o Código de Conduta e a legislação vigente no país. Os contatos são consolidados por empresa independente e encaminhados para análise da equipe de Investigação Interna. Todas as denúncias são tratadas de forma confidencial e sigilosa, não trazendo qualquer exposição aos envolvidos.

Pular para o conteúdo