Mais uma unidade da Aegea investe em telemetria

Tecnologia Rondônia Aegea

Os sistemas de automação e telemetria de elevatórias, reservatórios e estações de tratamento de água e esgoto são de fundamental importância para a melhoria dos processos de saneamento. Reforçando a atuação e a segurança operacional, as unidades da Aegea investem em sistemas de telemetria e automação.

Agora, foi a vez da Águas de Ariquemes, a primeira empresa do estado de Rondônia a implantar o sistema de telemetria a serviço do saneamento. Mais de 40 dispositivos foram instalados em pontos estratégicos da cidade. A expectativa é que, até o final do ano, sejam 50 pontos de acompanhamento. Juntos, eles monitoram e transmitem como está o sistema de distribuição.

Centro de Controle Operacional

São dispositivos como data loggers que fornecem as medições dos parâmetros hidráulicos de abastecimento. Este sistema, de telemetria por meio dos loggers, realiza uma comunicação com um receptor que, por sua vez, faz o processamento dos dados em tempo real. Eles são enviados para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Águas de Ariquemes, que também existe em outras unidades da Aegea.

Como um espelho, os operadores conseguem identificar possíveis divergências no abastecimento e atuar com rapidez e precisão quando necessário. Além disso, eles visualizam os níveis dos reservatórios, e demais sistemas como os de captação e de tratamento e recebem dados que podem resultar em tomadas de decisão mais assertivas.

Monitoramento completo dos sistemas

Priscila Sonda, coordenadora da Águas de Ariquemes, explica que investir em novas tecnologias para facilitar o monitoramento do abastecimento de água da cidade e poder acompanhar os sistemas por completo, desde a captação até a distribuição, é investir em um futuro mais sustentável. “É garantir uma prestação de serviço com excelência”,diz ela.

Sonda cita outros benefícios do sistema monitorado 24h: acompanhar o funcionamento dos equipamentos elétricos e hidráulicos da concessionária; detectar vazamentos e variações de pressões e vazões; acionamento e desligamento remoto de estações elevatórias, e reduzir perdas de água, entre muitas outras vantagens.

Melhores serviços e mais produtividade

“O sistema de telemetria também permite a geração de relatórios que auxiliam em uma visão mais holística das ações. Com mais segurança e redução de custos, ganha-se produtividade nas operações, além de decisões estratégicas da empresa”, afirma Renata Pazini, supervisora de eletromecânica da Águas de Ariquemes.
“Junto à ampliação de novas redes de abastecimento e uma gestão mais inteligente, a concessionária acompanha o contínuo crescimento da cidade com mais eficiência e assertividade”, conclui ela.

Pular para o conteúdo