O ano de 2024 traz uma nova rotina de trabalho e estudos para 32 jovens aprendizes que, agora, fazem parte da missão da Ambiental Ceará de universalizar o esgotamento sanitário em 24 cidades cearenses.
Eles foram selecionados a partir do convênio firmado entre a unidade e o governo do Ceará, por meio do Programa Primeiro Passo.
Ao longo de 11 meses, vão cumprir carga horária de estágio nas operações da PPP nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, e frequentar as aulas de capacitação oferecidas pelo programa.
Mesmo propósito que abre portas
Para Carlos Eduardo da Costa, 19, a seleção foi uma “união de propósitos” que estão abrindo muitas portas para ele.
“Somos só eu e minha mãe em casa, e com essa oportunidade, vou poder me profissionalizar e ajudar mais nas contas do mês. Já estou me programando, também, para guardar um pouco pro futuro. E claro, vou me esforçar para crescer na empresa”, projeta.
A vida de Carlos, inclusive, vem sendo permeada por ações da Ambiental Ceará. Morador do bairro Vila Velha 4, em Fortaleza, ele está acompanhando as obras de implantação de 2,3 km de novas redes coletoras de esgoto.
Fortalecimento do relacionamento com a comunidade
“Aqui na rua são cerca de 200 casas, todas vão se conectar à rede e isso vai ser importante pro nosso bairro”, explica. Além disso, a mãe é uma das participantes do Afluentes, programa de relacionamento da empresa com a comunidade. “Foi uma porta grande que Deus abriu nas nossas vidas”, celebra.
Para Flaviana Alves, de 21 anos, o estágio na Ambiental Ceará vai ser a oportunidade de adquirir conhecimento profissional em uma companhia que se baseia em valores que ela também acredita.
“Percebi que é uma empresa que se preocupa com o bem-estar das pessoas e busca o melhor para a sociedade. Estou com sede de entrar no mercado de trabalho e essa é uma chance importante”, defende.
Busca de uma vida mais digna para as pessoas
Pedro Henrique Landim, 20, mora em Juazeiro do Norte e foi selecionado para atuar na base da Região Metropolitana do Cariri. Ele conta que esta é a segunda experiência profissional, mas que, neste momento, a expectativa de aprendizado é ainda maior.
“O projeto da empresa é muito importante, pois busca trazer uma vida mais digna para as pessoas. Quero aprender o máximo possível, principalmente sobre o tratamento de esgoto. Este é um passo importante na minha vida, pois, além de fornecer um meio de subsistência, também é uma fonte de realização pessoal e profissional, contribuindo para a autoestima, a autoconfiança e a sensação de propósito”, afirma o jovem aprendiz.
Capacitação e emprego
Ao iniciar a operação no estado, a Ambiental Ceará assumiu o compromisso de priorizar a mão de obra local nas contratações. A previsão é a de gerar 10 mil empregos diretos e indiretos nas cidades onde atua.
“Receber esses jovens tem um simbolismo muito importante. É a primeira oportunidade de trabalho de muitos deles e temos um projeto transformador, que vai levar saúde, qualidade de vida e muitas mudanças para 4,3 milhões de cearenses. Cada um desses aprendizes vai aprender, também, a importância da universalização e fazer parte dessa nova história que estamos construindo”, explica o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó. “Por meio do Primeiro Passo, estamos oportunizando a qualificação e a entrada desses jovens no mercado de trabalho. Eles vão passar 11 meses se qualificando e treinando aquilo que aprenderam. E quem sabe, no futuro, serão contratados na empresa”, reforça Paulo Guedes, secretário-executivo de Proteção Social no Ceará, pasta responsável pela execução do programa.