Movimento do Instituto Aegea une voluntariado e ação social para oferecer atendimento gratuito

Movimento do Instituto Aegea une voluntariado e ação social para oferecer atendimento gratuito

Mais de 350 colaboradores da Aegea serão voluntários na ação de Responsabilidade Social que levará gratuitamente à população serviços financeiros, de saúde, aconselhamento e capacitação profissional, entre outros. Só em Manaus, serão 450 vagas em cursos e workshops de graça.

O Prospera – Um Movimento pelo Cuidado com a Vida acontece por meio do Instituto Aegea, braço de iniciativas socioambientais da companhia. Cinco cidades serão beneficiadas com a iniciativa pioneira no setor, atendidas pelas concessionárias da Aegea.

Profissionais especializados estarão disponíveis para prestar assistência à população com serviços que vão desde cuidados com a saúde, palestras orientativas e até capacitação para oportunidades de emprego. O sistema Sesi/Senai é parceiro da Aegea na ação, assim como a empresa Marsh.

Cinco cidades prosperando com o movimento

“A iniciativa começa em cinco cidades, mas em breve chegará a muitas mais. Queremos levar serviços importantes e que as pessoas de comunidades mais vulneráveis precisam, mas que muitas vezes estão pouco acessíveis. Será uma união de esforços, da empresa, parceiros, voluntários e sociedade, numa corrente de solidariedade que fará reverberar o movimento, como quando uma gota cai na água”, diz Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da companhia.

Participam as unidades Águas de Barra do Garças (MT), Águas Guariroba, em Campo Grande (MS), Ambiental Crato (CE), Águas de Manaus (AM) e Águas São Francisco do Sul (SC). A ação social terá como foco o bem-estar e saúde da população, oferecendo exames gratuitos de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, palestras orientativas, entre outros. 

Cuidados com saúde e empregabilidade

Além dos exames, profissionais de saúde estarão presentes para fornecer orientações e conscientização sobre cuidados preventivos e hábitos saudáveis.

A iniciativa nacional também promoverá ações voltadas a aumentar a empregabilidade de adultos e jovens, seja por meio de capacitação para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades profissionais, ou orientações básicas para quem busca o primeiro emprego. 

Serão disponibilizadas consultorias e orientações para preparação de currículos, workshops e dicas de como se destacar em entrevistas, sobre empreendedorismo, além de apoio na pesquisa para vagas de emprego. 

Alguns dos workshops que serão ministrados pelo Sesi/Senai abordarão temas como ‘Excelência no Atendimento ao Cliente’, ‘Uso da Internet para Alavancar seu Negócio’, e ‘Como Preparar seu Currículo + Dicas para Se Sair Bem na Entrevista’. 

Só a Águas de Manaus oferece 450 vagas em cursos gratuitos 

O 19 de agosto deverá ser movimentado no Centro de Convivência Pe. Vignola, no Cidade Nova, em Manaus, onde será realizado o Prospera. A Águas de Manaus vai oferecer 450 vagas divididas em três modalidades de cursos e workshops totalmente gratuitos, voltados para o público em geral. 

As inscrições já estão abertas. Uma das capacitações oferecidas é o curso de bombeiro hidráulico, voltado exclusivamente para o público feminino. O curso será dividido em duas turmas com carga horária de 4 horas e será ministrado por profissionais da área operacional da concessionária. 

As vagas são limitadas e quem tiver interesse em participar deve realizar a inscrição, acessando o link: https://forms.office.com/r/bxfP5Farka.

Durante a ação, também será oferecida a capacitação “Como preparar seu Currículo + Dicas para se sair bem na entrevista”. O curso terá carga horária de 2 horas. Para este serão disponibilizadas 210 vagas. Para se inscrever, basta acessar o link: https://forms.office.com/r/RNP7HgaQsm.

Ainda na área de empregabilidade, a população terá a oportunidade de participar do workshop “Montagem de currículos e cadastros em portais de vagas: Contate-me e Talentos da Indústria”. A capacitação terá carga horária de 2h, com direito ao cadastramento nos portais. Para participar, é só clicar no link: https://forms.office.com/r/UMU0KZ0qTt.

Para estes cursos, as vagas também são limitadas e terão como palestrante o mestrando em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Francisco Carlos, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Os cursos serão ministrados de forma simultânea, das 9h às 13h. Todos os participantes receberão certificados ao final das capacitações.

Compromisso empresarial com foco no social e no voluntariado

“É característica da Aegea e do Instituto Aegea buscar ações que ajudem a melhorar os índices de saúde, educação e renda (o IDH) das cidades onde estamos. Buscamos construir um futuro mais inclusivo e promissor, promovendo uma verdadeira jornada de transformação social. A criação do Prospera é um exemplo significativo deste compromisso”, destaca Édison Carlos.

“Nosso Programa de Voluntariado estará todo envolvido na ação, pois nossos colaboradores querem fazer parte dessas iniciativas que melhoram a qualidade de vida e geram impacto duradouro na vida das pessoas. Serão mais de 350 colaboradores da Aegea apoiando o Prospera nas cinco cidades. Estamos determinados em fazer com que a ação avance e assim consigamos fazer a diferença na vida dos moradores que passarem pelas atividades”, completa Édison Carlos.

Segundo o levantamento “Voluntariado no Brasil 2021”, realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e o DataFolha, 15% dos mais de 57 milhões de pessoas que foram voluntários ativos no país, em 2021, realizaram atividades ligadas a programas de voluntariado empresarial.

Os moradores dos municípios de Barra do Garças (MT), Campo Grande (MS), Crato (CE), Manaus (AM) e São Francisco do Sul (SC), estão convidados a participar do evento e aproveitar as oportunidades e serviços que serão oferecidos. O horário e local específicos de cada atividade podem ser consultados nos canais oficiais das unidades, listados abaixo.

Como será a ação no dia 19 de agosto em cada cidade

Barra do Garças (MT)

Local: CMEB Dona Delice Farias dos Santos – Rua Cristóvão de Jesus, S/N. Bairro São José. Horário: das 8h às 16h (horário de Brasília). Saiba mais em: https://www.aegeamt.com.br/

Campo Grande (MS)

Local: Rua Perciliana Barbosa Ferreira, 540 – Jardim Paulo Coelho Machado. Horário: das 7h às 13h (horário de MS). Saiba mais em: https://www.aguasguariroba.com.br/

Crato (CE)

Local: Endereço: EEIEF – Liceu Diocesano – Rua Duarte Júnior, S/N – Seminário, Crato. Horário: das 8h às 17h (horário de Brasília). Saiba mais em: https://ambientalceara.com.br/

Manaus (AM)

Local: Centro de Convivência Pe. Vignola – Bairro: Cidade Nova. Horário: das 8h às 12h (horário de Manaus). Saiba mais em: https://www.aguasdemanaus.com.br/

São Francisco do Sul (SC)

Local: Escola Municipal Dr. Rogério Zattar – Rodovia Duque de Caxias, 9955 – Ubatuba – São Francisco do Sul. Horário: das 9h às 16h (horário de Brasília). Saiba mais em: https://aguasdesaofranciscodosul.com.br

Pular para o conteúdo