Novas ideias são premiadas nas unidades da Aegea de Santa Catarina

Novas ideias são premiadas nas unidades da Aegea de Santa Catarina

As concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas têm dado cada vez mais destaque às ações do Comitê de Inovação da Regional Santa Catarina da Aegea. 

Por meio do Programa SC em Ideias, os colaboradores têm a missão de apresentar ideias e soluções empresariais que concorrem internamente em duas categorias: Novas Ideias e Ideias Implementadas. 

Com isso, não apenas novas soluções são introduzidas no ambiente de trabalho, mas também é apresentado o resultado das ideias que já foram colocadas em prática. 

Busca por novas ideias para elevar a eficiência

Lançado em 2022, o comitê recebeu esse ano 200 ideias, 63 a mais que no ano passado. O número de participantes também aumentou, saltando de 57 para 80 colaboradores.

Aberto a participação de todos os colaboradores, o Comitê de Inovação tem buscado elevar o nível da eficiência do resultado do trabalho realizado pelas concessionárias nos quatro municípios.

Formas de incentivar a participação

Juliana do Carmo, especialista em qualidade da água na Águas de Bombinhas, destaca que, além da categoria das Ideias Novas, o comitê trabalha no que chama sprint de inovação.  

“Durante uma semana essas ideias são aceleradas com ferramentas de metodologia ágil, cujo propósito é desenvolver o objetivo de cada ideia, entender os riscos, e terminar com a formalização de um protótipo que será apresentado e validado pela banca avaliadora”, comenta.

Os colaboradores responsáveis pelos projetos selecionados na categoria de Ideias Implementadas também participam de um workshop de inovação em que o projeto é desenvolvido utilizando ferramentas de gestão como, por exemplo, Canvas, análise financeira, dinâmica de pitch, apresentação para banca e produção de um vídeo. 

As melhores ideias premiadas

Os vencedores da 2ª edição do Prêmio Inovação da Regional de Santa Catarina Programa SC em Ideias foram conhecidos na última semana de outubro.  Os trabalhos foram escolhidos através de votação popular entre os colaboradores das concessionárias e notas recebidas pela banca avaliadora.

Na categoria Ideias Implementadas, Josemar da Mota Correia, que desenvolveu a ferramenta para abertura de Poço de Visita, da Águas de São Francisco do Sul, ficou em primeiro lugar. 

O segundo colocado foi o grupo composto por Henrique Mendes, Cristiano Zamarchi, João Pedro Leitão, Lucas Moro e Nathan Nunes, que desenvolveram o supervisório da Águas de Camboriú. Já o terceiro lugar ficou com o projeto Almoxarifado de Camboriú, com Lucas Souza Silva.

Os vencedores da categoria Ideias Novas foram Gabriel Fasola e Natali Medeiros (reaterro de valas); Josias da Garcia, Kauana da Silva e Vitor Cardoso (Centro de Treinamento) e João Pedro Leitão e João Pedro de Souza (Integração de Pontos de Pressão e Macro com Placas Solar). 

Fazendo a diferença

“Tive o prazer de participar das duas categorias nos dois anos do prêmio. Foi muito bom ver a evolução e o nível dos projetos trazidos pois mostra as pessoas talentosas e engajadas que temos na regional. Esse espaço criado pelo projeto programa é de grande importância pois, além de permitir aos colaboradores terem o tempo necessário para desenvolver sua ideia, também mostra para todos na empresa que aquela ideia, por mais simples que pareça, pode sim fazer a diferença para outras pessoas dentro da empresa”, disse José Henrique Johner.

“Gostei muito de ter interagido com os outros colaboradores, de falar sobre ideias novas e ajudar a empresa a evoluir, a melhorar e a ter cuidado com a segurança de seus colaboradores”, disse Josemar da Mota Correia, líder de equipe de São Francisco do Sul. 

O prêmio é organizado pelos profissionais do grupo local de Inovação formado por Tiago Santos Souza, Juliana do Carmo, Alana Louise Lassen, Beatriz Souza e Bruno Vala Romero.

Pular para o conteúdo