Pacto firmado pela Aegea vai contribuir para incluir jovens no mercado de trabalho

Pacto firmado pela Aegea vai contribuir para incluir jovens no mercado de trabalho
Texto: Marcela Borges

A Aegea passou a fazer parte do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, iniciativa que visa a geração de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

O projeto é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com apoio estratégico do Pacto Global da ONU no Brasil.Conta também com a parceria de empresários, poder público e a sociedade civil.

Compromissos com o desenvolvimento dos jovens

Ao assinar o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, a companhia destaca compromissos cruciais em relação à inclusão de jovens no mercado de trabalho, como a criação de oportunidades de estágio remunerado.

Também se compromete com a criação do primeiro emprego formal para jovens em situações de vulnerabilidade e com o impulsionamento e crescimento profissional por meio de formações, treinamentos e avaliações justas.

A Aegea vai ainda atuar para promover a igualdade de oportunidades e a eliminação de exploração, discriminação, violência e assédio no ambiente de trabalho.

Ampliando o horizonte de futuros líderes

“Na Aegea, temos o compromisso de levar saúde e dignidade para as pessoas por meio do acesso ao saneamento e de ir além, gerando prosperidade compartilhada nos locais onde atuamos”, disse Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas, que representou a companhia no evento de lançamento (na foto à esquerda, ao lado de Marina Rodrigues).

“Investimos em educação e reconhecemos que a contratação de novos talentos é fundamental para impulsionar cada vez mais o negócio. Ao trazer jovens para a empresa, nós ampliamos o horizonte de futuros líderes para os projetos dentro da companhia, além de abrir portas para a construção de carreiras movidas pelo propósito de movimentar vidas”, disse.

Projeto Pioneiros: oportunidades para estudantes de escolas públicas

A Aegea promove também iniciativas que visam aproximar as concessionárias do grupo das comunidades nos locais onde atua e estimular o pensamento inovador dos estudantes.

O Projeto Pioneiros, realizado desde 2019, por exemplo, oferece a alunos do Ensino Médio de escolas públicas a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões.

Os participantes conhecem melhor o dia a dia da empresa, com uma visão geral dos sistemas de infraestrutura e saneamento. Após o período de palestras, eles são desafiados a elaborar um projeto final buscando a solução para uma questão relacionada ao saneamento em sua comunidade e para isso contam com mentoria de colaboradores voluntários e cursos da Academia Aegea.

Outros investimentos em empregabilidade

“Jovens conscientes são os agentes de transformação do amanhã e a Aegea tem um grande compromisso com a sociedade em ir além de prestar os serviços de saneamento: queremos reforçar o nosso papel de agente impulsionador da educação e do desenvolvimento nos mais de 500 municípios onde operamos. Entre outras iniciativas da companhia também está o Programa de Trainee da Aegea, que tem o objetivo de formar e potencializar profissionais para assumirem posições chave e preparar sucessores que contribuirão com o crescimento do nosso negócio. Na edição de 2023, tivemos novos 44 trainees contratados, sendo mais de 60% mulheres e 45% autodeclarados pretos ou pardos”, complementa Strozzi.

Além disso, em 2020 a Aegea firmou parceria com a Unicef para apoiar a iniciativa Um milhão de Oportunidades (1MiO), que tem como objetivo gerar vagas de trabalho para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

A assinatura do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes reforça o compromisso da companhia em refletir os pilares ESG na equipe, trazendo para dentro de casa os diferentes ‘Brasis’ e ampliando o espaço para contratação e desenvolvimento de novos jovens talentos nos 14 estados em que a companhia atua.

Pular para o conteúdo