Plano Verão: estratégias para que todos tenham água na alta temporada

Verão

O consumo consciente de água e a reservação adequada durante a estação mais quente do ano estão no topo das prioridades do Plano Verão da Águas de Camboriú (SC).

O conjunto de ações realizadas pela concessionária busca garantir um sistema de abastecimento adequado no verão, além de promover o uso consciente na alta temporada.

População flutuante

A população da cidade, de pouco mais de 149 mil habitantes, pode chegar a um milhão durante o verão. Como atender a toda essa população flutuante, que fica só por um período, com a mesma estrutura de abastecimento da cidade?

Para isso, as ações vão desde instalação de equipamentos, como bombas que aumentam o controle de pressão da água na rede e, assim, ajudam a manter a regularidade do abastecimento. Em Camboriú, 20 bombas pressurizadoras foram instaladas em diferentes pontos da cidade.

Tudo isso para minimizar ao máximo o risco de desabastecimento, apesar da previsão de estiagem para a região. A campanha do Plano Verão está sendo realizada em três fases.

Três fases do Plano Verão

A primeira, realizada entre outubro e novembro, buscou levar informação através das mídias e do programa Saúde Nota 10 sobre a importância de limpar casas e piscinas antes do verão e providenciar a reservação compatível ao tamanho do imóvel.

Na fase dois, vem sendo intensificada a importância do consumo consciente, principalmente em períodos de alto consumo, como Natal, Ano Novo e Carnaval. Já a fase 3 representa a finalização do plano com a divulgação de resultados e de dados operacionais de distribuição de água.

Expectativa positiva

Para o superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, Fucam, o Plano Verão da Águas de Camboriú traz uma expectativa positiva de como será a temporada. “Esperamos um verão sem desabastecimento e que a população seja atendida em sua plenitude”, observa Dalago.

O gestor de comunicação da concessionária, Marco Campesatto, lembra que o Plano Verão é de suma importância. É esperado um verão com um crescimento grande na população flutuante, ao mesmo tempo em que a região deve registrar uma baixa pluviometria.

Para ele, os cuidados com o consumo consciente são fundamentais nesta época do ano. Estratégias de comunicação são adotadas para conscientizar a população. “Todo o sistema de distribuição foi revisto para garantir um verão tranquilo para todos”, afirmou a diretora-presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb.

Pular para o conteúdo