#ProfissionaisAlémDaConta

Nome: Isadora Andrade Silva

Função: Trainee

Unidade: Águas Guariroba (MS)

Tempo de Empresa: 3 meses

Formação Acadêmica: Engenharia Química

Entrevista a Alexsandro Machado

Me resume em algumas palavras quem é a Isadora Andrade no dia a dia?

Tenho 27 anos, nasci em Salvador (BA), onde morei até a mudança para Campo Grande (MS). Ser natural de uma cidade litorânea é inspirador, pois praia e natureza são ambientes que me dão paz. No dia a dia sou uma pessoa muito curiosa, estou sempre buscando aprender com outras pessoas, trocar experiências e estudar sobre diversos assuntos, entre eles os relacionados à minha área de trabalho. Atualmente, tenho me interessado por leituras que falam de igualdade racial, a exemplo do livro “Minha História”, que discorre sobre a vida de Michelle Obama de uma maneira inspiradora, nos fazendo refletir sobre o nosso papel na sociedade.

Como foi sua entrada na empresa por meio do Programa de Trainee da Aegea? Na sua opinião, a Aegea dá oportunidades para sua gente?

Eu tinha muito interesse em trabalhar na área de saneamento no Brasil e era uma grande oportunidade. O processo seletivo de trainee da Aegea foi bastante concorrido e desafiador, exigindo de cada candidato preparo, estudo e dedicação. Por conta do cenário pandêmico, todas as etapas foram remotas, o que funcionou muito bem, pois foi muito organizado e, em cada estágio, recebemos de imediato os feedbacks.
Em minha opinião, por meio do Programa Respeito Dá o Tom, por exemplo, a empresa promove a equidade nas oportunidades de acesso e de crescimento profissional dos colaboradores, contribuindo para o combate às desigualdades raciais

Como é sua rotina de trainee na Aegea? O que você já aprendeu sobre o saneamento e o que ele impacta na vida das pessoas?

Nos primeiros dois meses do programa tive a oportunidade de conhecer diversas áreas do negócio na Águas Guariroba (MS), responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande. Assim, pude ter uma aproximação maior com distintos setores, desde o comercial, o jurídico e o social até a operação, com tratamento de água e esgoto, e a manutenção. Essa etapa foi fundamental, pois ofereceu oportunidade de desenvolver competências e me preparou para assumir novos desafios. No momento, acompanho a operação do Plano de Estiagem da concessionária. São ações que incrementam a produção de água na cidade e representam um grande desafio, pois a previsão é de que o período de seca em 2021 seja um dos mais rigorosos dos últimos 91 anos. Trabalhar com saneamento é entender que, em cada município no qual atuamos, levamos saúde e qualidade de vida para a população. Somos embaixadores da saúde e, por isso, nos sentimos responsáveis pela prestação de um serviço de excelência e transparência.

Você entrou por meio do Respeito Dá o Tom, dentro do número de vagas de trainee? Se sim, qual a experiência que você tira do programa desde o processo seletivo?

Sim. Durante o processo seletivo estava passando pela transição capilar, alisei meu cabelo por 15 anos e decidi assumi-los em sua forma natural. Na preparação do processo seletivo, estudando um pouco mais sobre a Aegea, descobri o Programa Respeito Dá o Tom. Na oportunidade, deixei claro para os recrutadores que, entre muitos pontos que me despertaram o interesse em trabalhar na empresa, este foi um que me chamou atenção, pois demonstra a preocupação da empresa em se mover na direção certa, contra qualquer preconceito. Já durante a experiência aqui, vejo que o programa é muito mais que corrente de mensagens nas redes sociais, ele incentiva diariamente mudanças fundamentais na maneira como fazemos o nosso negócio.

Você já me disse que sempre sonhou em trabalhar com saneamento. De onde veio esse desejo?

O desejo de trabalhar com saneamento começou quando tive oportunidade de estagiar em um laboratório de análise de água e esgoto: à medida que fui conhecendo todo o ciclo do tratamento fui me interessando cada vez mais pela área, até que se tornou a minha escolha profissional. Hoje consigo ter a certeza de que é o que me mobiliza e o que faz meus olhos brilharem.

O que mais te encanta em trabalhar na Aegea?

A busca pela qualidade. É encantador trabalhar com uma empresa que presta serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto com eficiência e regularidade, tendo como compromisso a melhoria contínua, a integração entre seus processos, assim como o uso racional dos recursos naturais, respeito e conservação do meio ambiente, com cumprimento da legislação vigente. Trabalhar na Aegea é fazer parte de um time que movimenta a vida de todas as pessoas às quais prestamos serviço, levando qualidade de vida e dignidade sem distinção de origem, raça, sexo, cor e idade.

Deixe uma mensagem para as pessoas que têm o desejo de fazer parte do time da Aegea.

A mensagem que eu quero passar para as pessoas que têm o desejo de fazer parte da Aegea é: nunca desistam daquilo com que vocês sonham! Muitas vezes precisamos fechar algumas portas, encerrar ciclos, e abdicar de algumas coisas para abrir outras e encarar os desafios. Estamos com vagas abertas para diversas áreas em todo o Brasil e fazer parte da Aegea é uma oportunidade única!

Pular para o conteúdo