“Estamos prontos para pensar o futuro, sempre em um movimento constante para melhorar nossos serviços por meio do AegeaHub e dos profissionais de todas as unidades alinhados à estratégia de negócios da Companhia.” A afirmação permeou o evento de premiação do primeiro Programa de Ideias 2025.
A iniciativa reconhece projetos inovadores e conecta equipes ao planejamento dos Territórios Estratégicos de Inovação da Aegea, fomentando comportamentos desejados e talentos da cultura da Companhia, como o senso de dono e engenheiros da ordem. Os vencedores foram anunciados em um evento híbrido, na última sexta-feira (17).

Foram premiados seis projetos entre 180 inscritos
O Programa de Ideias recebeu cerca de 180 inscrições e, após um processo rigoroso de seleção, 15 projetos finalistas apresentaram suas ideias em um Pitch Day com lideranças executivas, que elegeu os projetos vencedores em cada uma das cinco categorias.
“Os projetos vencedores demonstram o potencial inovador dos colaboradores da Aegea e têm capacidade para transformar positivamente os serviços de saneamento e a vida das pessoas”, afirma Maurício Endo, diretor de Inovação e Parcerias Estratégicas da Aegea, que abriu o evento no AegeaHub.
O Programa de Ideias tem como pilares o fortalecimento da cultura Aegea com fomento à inovação e estímulo à criatividade. Dos 13 Territórios de Inovação estratégicos do Programa de Inovação Aegea, foram escolhidos quatro como categorias da premiação. Além disso, uma quinta categoria teve como foco a melhoria de processos e performance. “Queremos transformar boas ideias em projetos concretos, com impacto real na vida das pessoas, nas cidades e nos territórios onde atuamos”, afirmou o diretor.

Inovação está no DNA da Aegea
“O Programa de Ideias é feito por pessoas e para pessoas. A força transformadora da inovação nasce de dentro, da escuta ativa, do aprendizado com os erros e da coragem de propor novas abordagens para os nossos desafios. E isso está no DNA da Aegea”, destacou Fábio Souza, gerente de Inovação da Aegea.
O Programa de Ideias assumiu o lugar do Prêmio de Inovação Inovae. “O que antes era um prêmio pontual, agora se torna um movimento contínuo, estruturado e conectado aos 13 Territórios Estratégicos de Inovação da Companhia. Além de engajar colaboradores em soluções criativas para desafios reais do saneamento, o Programa de Ideias visa promover a colaboração entre diferentes áreas, valorizando quem está no campo e conhece de perto as oportunidades de melhoria”, disse o gerente.
O alinhamento estratégico vem do Programa de Inovação da Aegea, lançado em 2017. “É uma alegria ver o amadurecimento da inovação ao longo dos anos na Aegea. De 2017 para cá, são mais de 1.300 ideias enviadas, com 56% de aprovação e mais de 950 participantes”, disse Graziele Vella Pinter, analista de Inovação.

Vencedores do Programa de Ideias 2025
Na categoria de Tecnologias para Tratamento de Água, houve um empate técnico entre dois projetos, considerados os melhores em sua categoria, devido à sua inovação e potencial de impacto.

O PipAE, desenvolvido por uma equipe de trainees, é uma ferramenta tecnológica que utiliza dados operacionais e sociais para otimizar a logística de caminhões-pipa em municípios com déficit hídrico no Semiárido do Piauí.

O Aqualis foi criado por uma equipe de três jovens aprendizes da Águas de Teresina, para implementação de sensores de baixo custo para mensuração da qualidade da água.

Na categoria de Tecnologias para Coleta e Tratamento de Esgoto, o projeto Sinapse foi o vencedor. O Sinapse é um projeto inovador que desenvolveu um algoritmo para priorizar a ordem de atendimento das bacias de esgoto, considerando fatores como necessidade, impacto e eficiência. Com essa solução, é possível identificar quais áreas precisam de atenção imediata, maximizando o impacto das intervenções e melhorando a qualidade do serviço prestado.

A categoria de Equipes de Campo 4.0 teve como vencedor o projeto Geotrue. O projeto visa garantir que as ordens de serviço sejam efetivamente cumpridas pelas equipes de campo. Com o uso da tecnologia de geolocalização, é possível verificar se os serviços nos locais designados estão sendo realizados, aumentando a eficiência e a confiabilidade dos trabalhos prestados. Essa iniciativa é especialmente importante devido ao grande número de equipes de campo em operação, que tendem a crescer cada vez mais.

Já na categoria de Atendimento ao Cliente, o Alertae foi o vencedor. O projeto implementa uma ferramenta integrada de disparo de SMS que notifica clientes sobre eventos de falta de água e reparos da rede de forma proativa e automatizada, conectada ao sistema ArcGIS da operação.

Por fim, na categoria de Melhorias de Processos e Performance, o projeto Sociar foi o vencedor. Ele visa dar mais visibilidade ao time de responsabilidade social das unidades, permitindo uma gestão mais integrada e assertiva dos territórios atendidos. Com isso, a Companhia pode melhorar a qualidade do atendimento e priorizar investimentos com base em dados concretos de responsabilidade social e afluentes, potencializando o impacto positivo das ações.

Além disso, o EcoTijolo foi reconhecido como Projeto de Destaque Socioambiental por sua iniciativa de transformar resíduos em tijolos para doação.
Soluções que beneficiam as comunidades
Os projetos, tanto os vencedores quanto os inscritos, demonstram o compromisso da Aegea com a inovação e o desenvolvimento de soluções que beneficiem a sociedade e o meio ambiente.
A iniciativa é sustentada por três pilares fundamentais:
- Gente que transforma: valorização do protagonismo dos colaboradores como agentes de mudança.
- CCultura de inovação: incentivo ao pensamento criativo, ágil e colaborativo.
- Soluções com propósito: foco em desafios reais que impactam positivamente o saneamento e a vida das pessoas.
Segundo Graziele, “o programa cria um ambiente de escuta ativa e confiança, em que todos se sentem à vontade para propor melhorias, testar soluções e experimentar novas formas de pensar”.
“Capacitamos pessoas para desenvolver ideias alinhadas aos desafios de inovação, fortalecendo e consolidando nossos valores”, afirma Fábio.“
Estamos construindo uma jornada colaborativa, com metodologias de ponta, mentoria e acompanhamento em todas as fases. O objetivo é lapidar boas ideias para que se tornem soluções viáveis e replicáveis”, reforça o diretor Maurício Endo.
#PioneirosDoFuturo #EngenheirosDaOrdem #ProfissionaisAlemDaConta


