Programa de Trainee Aegea abre oportunidades para jovens talentos

Programa de Trainee Aegea abre oportunidades para jovens talentos
Texto: Rosiney Bigattão

“É mais do que só um trabalho, é a construção de uma carreira com propósito”. “Aegea é um estilo de vida, a gente se apaixona pelo saneamento”. “Queremos de fato elevar o Brasil para um outro patamar por meio dos nossos serviços”. Frases assim, com conteúdo motivacional e inspirador, foram ditas durante todo o tempo na live do dia 27 de setembro sobre o Programa de Trainee Aegea 2023

Promovida pela Aegea e a Across, consultoria de Recursos Humanos, a live teve o objetivo de esclarecer detalhes sobre a inscrição, que está aberta até 24 de outubro para candidatos de todo o Brasil, as etapas do processo, os valores e a cultura da empresa líder em saneamento privado. Transmitida pelo Youtube, revelou também como ela transforma vidas não só nas comunidades atendidas, mas também dentro da própria empresa.

Participaram da live Juliana Mota, diretora de Gestão de Pessoas da Aegea, Renan Mendonça, diretor-executivo de Comunidades da Águas do Rio e ex-trainee da companhia, e Josiane Pereira dos Santos, atual trainee. A mediação foi de Luiza Haiger, da Across. A live está disponível no canal aegea.cross.jobs, onde os candidatos podem fazer as inscrições. Vale conferir, ver e rever. Abaixo, alguns dos principais momentos.

O propósito que movimenta vidas

Com formação em engenharia elétrica, Renan Mendonça nunca tinha atuado em saneamento. Se encontrou no setor. A Aegea foi o primeiro emprego, aos 22 anos. Em apenas oito anos, passou de trainee a um cargo de diretoria na Águas do Rio. Para ele, o propósito é algo muito forte no dia a dia. “Não é um discurso interno, basta ver nos locais, com as ações transformadoras”, diz.

As ações? “Dar dignidade às pessoas, levar saneamento, levar saúde. É chegar em uma palafita e as pessoas morarem ali há mais de 49 anos sem ter recebido água tratada”, explica ele. “É isso que nos transforma e que faz da Aegea uma empresa diferente”, conta Renan. Foi isso que fez com que a empresa se desenvolvesse e os colaboradores também, diz o diretor. 

Para ele, fazer parte da empresa líder do setor privado de saneamento faz com que cada um carregue a responsabilidade nos municípios atendidos, sempre buscando fazer o melhor para todos os envolvidos. Cada talento que chega, ajuda a Aegea a ampliar cada vez mais essa crença de que é possível movimentar vidas por meio do saneamento.

De trainee para trainee

“Qual a importância para esses talentos, que possam vir a fazer parte do time, se identificarem com essa cultura?”, pergunta a mediadora Liiza Hager. “O programa de trainee foi feito para formar nossas lideranças que nos ajudem a disseminar a cultura da Aegea, pois a empresa está atingindo um patamar muito grande”, responde Renan.

Hoje Renan Mendonça faz mentoria para Josiane Pereira dos Santos, atual trainee da Aegea. “A gente aprende ao mesmo tempo que ensina, é legal essa troca”, afirma ela. Ele concorda e diz que a nova geração de talentos ajuda a carregar a cultura da empresa, para que possam também melhorar os processos de forma contínua, fazendo uma verdadeira revolução no atendimento, como vem sendo feito. 

“A Aegea vem se transformando com investimentos, com tecnologia, com respeito ao meio ambiente. Para isso foi preciso investir bastante nos times, em gestão de pessoas, tudo por meio de um modelo de gestão de pessoas, para continuar carregando a bandeira do saneamento que a Aegea tanto acredita”, aponta o ex-trainee que hoje é diretor-executivo na Águas do Rio depois de passar por várias unidades da Aegea. Acompanhe mais detalhes no Youtube da Aegea / Across.

Mais sobre o programa

Para se inscrever no Programa de Trainee 2023 da Aegea os candidatos devem ser formados em um dos cursos: Engenharia Ambiental, Civil, Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, Química, Econômica, Hídrica, de Produção, ou de graduação como Direito, Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências Atuariais, Ciência da Computação e cursos de tecnologia. É desejável ter Excel avançado. 

São aceitos recém-formados tanto de cursos tecnólogos quanto de bacharéis com data de conclusão entre julho de 2019 e julho de 2022. O programa será corporativo, sem área definida no processo seletivo, e será realizado em oito fases: Inscrições, Provas online, Game Repense, Fit Cultural, Dinâmica de grupo e Entrevista Individual, Painel de negócio e entrevista com o gestor, Banca final e Contratação.

O resultado será divulgado em dezembro, com o início do programa agendado para janeiro de 2023.


Mais sobre a Aegea 

Com 12 anos de trajetória, a Aegea conta atualmente com mais de 11 mil profissionais e é uma empresa comprometida com o alinhamento de ações que impactam no desenvolvimento sociocultural e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, prezando pela diversidade. A companhia tem o programa de diversidade e igualdade racial Respeito Dá o Tom, que comemora cinco anos em 2022, e, por meio dele, promove a equidade nas oportunidades de acesso e o crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos. Veja mais sobre essa atuação em outro texto aqui do Aegea Blog sobre o Respeito Dá o Tom.

A líder no setor de saneamento privado tem um crescimento consistente: saltou de seis municípios em 2010 para 154 em 2021, em 13 estados, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas. Em 28 de setembro de 2022, venceu os dois blocos do leilão de saneamento do Ceará para 24 municípios do estado. Ao assumir os serviços, vai passar a atender a mais de 25 milhões de pessoas em 178 cidades brasileiras. Esse crescimento só tem sido possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base a eficiência operacional, o foco na universalização do saneamento e os investimentos responsáveis alinhados aos princípios ESG (em português: Ambiental, Social e Governança). 

Resumo do Programa de Trainee Aegea 2023

Quando? Inscrições até 24 de outubro

Para quem? Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, Química, Econômica, Hídrica, de Produção, Direito, Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências Atuariais, Ciência da Computação e cursos de tecnologia com conclusão entre julho de 2019 e julho de 2022

Onde?https://aegea.across.jobs/

Skip to content