Projeto Pioneiros: começa nova jornada para 500 jovens

Projeto Pioneiros: começa nova jornada para 500 jovens

Com mais de 1.400 inscritos, a 7ª edição do Pioneiros foi lançada em live especial, marcando o início da jornada de 500 jovens em unidades da Aegea pelo Brasil. Liderado pelo Instituto Aegea, o projeto alia aprendizado prático, mentoria e desenvolvimento de projetos que geram valor às comunidades.

A iniciativa reforça ainda o compromisso da companhia com a formação de talentos e a transformação social dos territórios onde atua, mostrando que, com oportunidade, a juventude pode mudar seu futuro e o das comunidades onde vive.

Oportunidades para um Brasil melhor

A 7ª edição vai acontecer em 13 unidades de 8 estados. Estudantes do ensino médio de escolas públicas vão vivenciar o dia a dia de uma empresa referência em saneamento durante quatro a seis meses.

“O Pioneiros é uma jornada construída por muitas mãos. Ao longo dessa trajetória, eles serão acompanhados por tutores, que são colaboradores voluntários e pelas equipes de Responsabilidade Social das unidades”, explica a gerente de Responsabilidade Social da Aegea, Lisandre Dauber.

Desenvolvimento socioeconômico

Para Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, o Pioneiros forma profissionais preparados e pessoas melhores, promovendo o desenvolvimento socieconômico.

“Esse é um momento importante na formação de jovens e passar por uma grande empresa como a Aegea trará aprendizados essenciais: respeito aos horários, às lideranças, cumprimento de metas e superação de desafios. Queremos sempre não só levar os nossos serviços, mas deixar um legado e  isso é feito por pessoas, nós, que já somos da Aegea e os jovens que passarão esse período aqui”, diz.

Pioneiros e início de carreira

O programa traz uma agenda de carreira, de desenvolvimento e de crescimento para os jovens. A vice-presidente de Gestão de Pessoas da Aegea, Marcia Costa, destaca que a entrada dos novos pioneiros é um convite para poderem visionar uma carreira de sucesso.

“O ideal é que contribuam e reflitam sobre o papel de uma empresa que transforma a sociedade ao oferecer água tratada e saneamento básico ao povo brasileiro. A Aegea traz oportunidades. Participar do Projeto Pioneiros é o primeiro passo para trilhar esse caminho, pois nosso objetivo é, posteriormente, oferecer a vocês a chance de ingressar na companhia”, afirma.

Segundo ela, a empresa está em expansão e há constantemente o recrutamento de jovens talentos, de pessoas engajadas e dispostas a contribuir. 

Jovens pioneiros que inspiram

Um dos destaques do lançamento da sétima edição foi a participação de jovens Pioneiros de anos anteriores.

“O Pioneiros foi uma experiência transformadora, que me deu mais confiança, visão de futuro e me ajudou a enxergar o meu potencial. A vivência na empresa, o contato com os colaboradores e todo o processo de construção do projeto comprovaram que a teoria passou a ter aplicação prática”, conta Evellyn Costa de Carvalho.

Ela participou da edição de 2021 na Águas Guariroba (MS) e hoje é estagiária da unidade da Aegea em Governador Valadares (MG).

“O Projeto Pioneiros me mostrou que o meu lugar é onde posso aprender, crescer e inspirar outros jovens. Mais do que isso: percebi que há espaço para jovens como eu dentro da Aegea. Hoje, como estagiária, carrego tudo o que aprendi no programa e sou muito grata por fazer parte dessa jornada que começou lá atrás, com o Pioneiros”, diz.

Pioneiros vão representar o Brasil no exterior

Wenner Batista e Andressa Maria também levaram inspiração para a live. Eles foram vencedores da etapa nacional do Pioneiros em 2023. Recentemente, foram premiados durante a FEBRACE, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharias, da USP, e vão representar o Brasil nos EUA.

“O Projeto Pioneiros é uma experiência maravilhosa. Nele, aprendemos todo o processo de tratamento da água, conhecemos todas as áreas da empresa para entender como cada setor funciona. O programa ajuda a direcionar os caminhos profissionais que queremos seguir”, disse Wenner, atualmente jovem aprendiz na Águas de Teresina (PI).

Ideias inovadoras para as comunidades

Os projetos desenvolvidos pelos pioneiros refletem diretamente nas comunidades que vivem. Foi com esse foco queAndressa Maria e Wenner Batista, criaram soluções para problemas climáticos e ganharam reconhecimento nacional.

Com a alta temperatura e o consumo excessivo de água, a ideia da dupla foi achar uma forma de resfriar as casas.

“Nosso projeto foi sobre o resfriamento de residências utilizando água que sai da máquina de lavar e que, normalmente, seria descartada. Usamos essa água no telhado das casas para reduzir a temperatura interna. É uma prática simples, mas muito eficiente, especialmente diante das mudanças climáticas”, diz Wenner.

“É uma solução viável e funcional”, afirma a parceira de projeto Andressa Maria.

“O Projeto Pioneiros foi um divisor de águas nas nossas vidas, no destino das nossas famílias e de outras pessoas. Foi muito emocionante ouvir, por exemplo, de uma moradora de Teresina que a iniciativa melhorou em cerca de 80% a qualidade da respiração dela. Imagine uma família com cinco filhos, morando em uma casa com apenas dois cômodos, enfrentando temperaturas acima dos 40 °C. Era uma situação extremamente insalubre. Poder levar dignidade e saúde de volta para essas famílias foi extremamente gratificante”, diz.

Inclusão produtiva

Convidada para o lançamento, Livia Felix, gerente de Relacionamento da iniciativa da Unicef 1Mió (Um Milhão de Oportunidades Para Transformar uma Geração) destacou a parceria com a Aegea e a importância da inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade.

“O Brasil tem quase 50 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, e mais de 11 milhões deles vivem em situação de vulnerabilidade extrema — ou seja, sem oportunidades de trabalho ou formação. Por isso, a hora de agir é agora. No setor privado, enxergamos as empresas como parceiras-chave para gerar oportunidades e apoiar a inclusão desses jovens no mundo do trabalho”, diz.

“Os jovens estão prontos, só precisam de chances reais. E programas como o Pioneiros colocam luz sobre isso. Quando empresas deixam de incluir jovens produtivamente em seus ambientes, o que estão perdendo? Como os negócios se sustentam se não pensarem na inclusão de jovens agora, no presente? Fala-se muito do jovem como o futuro — mas eu acredito que o jovem é o presente, e muitas das respostas que buscamos estão com eles”, pontua.

Cursos para os Pioneiros

Fabianna Strozzi, diretora de Educação Corporativa da Aegea, destacou a atuação da Academia Aegea no projeto, disponibilizando conteúdos extracurriculares.

“Temos a Academia Aegea Social — visando levar educação além dos nossos muros. Desenvolvemos uma trilha de aprendizagem bastante robusta, com mais de 50 cursos extracurriculares, que complementam a formação. São conteúdos comportamentais, técnicos, que ajudam o jovem a entender um pouco mais sobre os negócios e, claro, a se prepararem para uma carreira”, afirma.

Saiba Mais

Na 1ª fase, os jovens são recebidos nas concessionárias e têm aulas sobre saneamento e de diferentes profissões. Os colaboradores, de forma voluntária, apresentam suas áreas de atuação para que os jovens possam fazer uma imersão no funcionamento de uma unidade.

Já na 2ª etapa, os jovens formam duplas e são desafiados a elaborar um projeto sustentável voltado para as comunidades onde vivem. Um tutor, que é um colaborador, também voluntário, apoia no desenvolvimento do projeto. Os projetos são avaliados localmente e aqueles que se classificam em 1º lugar são automaticamente classificados para a etapa nacional.

Já na etapa nacional, os jovens apresentam novamente os projetos vencedores a um comitê corporativo de avaliação de projetos do Pioneiros e as três iniciativas mais bem avaliadas recebem a certificação de vencedores nacionais da 7ª edição do projeto.

Além das apresentações das áreas, o projeto oferece aos participantes acessos a cursos extracurriculares pela Academia Aegea Social, vale-transporte e lanche.