Projetos da Aegea entre os campeões do 4º Prêmio Sustentabilidade

Prêmio Sustentabilidade

Saneamento e sustentabilidade são indissociáveis. Com essas palavras, a presidente do Conselho de Administração da Abcon Sindcon, Teresa Vernaglia, abriu a etapa final do 4º Prêmio Sustentabilidade. Para ela, ser sustentável faz parte da vocação das operadoras privadas.

Uma vocação seguida com eficiência e tecnologia pela Aegea, que teve sete projetos selecionados para a final e três foram premiados entre os 94 participantes. Uma comissão de 25 profissionais atuantes no setor escolhem os melhores que, ao todo, recebem R$ 72 mil em prêmios.

São quatro categorias – Gestão e Governança; Inovação Técnica; Proteção e Restauração de Ecossistemas; e Sociedade e Consumidores. Também há premiação para as três melhores ideias encaminhadas por jovens inovadores.

Dois dos projetos campeões são da Águas Guariroba

O grande vencedor da categoria Proteção e Restauração de Ecossistemas foi “Programa Bacia Monitorada”. Desenvolvido pelo gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Águas Guariroba, Fernando Garayo, mostra o trabalho que vem sendo feito para recuperar a bacia do Córrego Guariroba.

Na mesma categoria, “Lodo Sustentável”, ficou em terceiro lugar. O projeto é da gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto da Águas Guariroba, Marjuli Morishigue. O resíduo destinado a aterros está sendo utilizado para recomposição de áreas degradadas, com bons resultados.

Águas de Manaus premiada em Gestão e Governança

Em Gestão e Governança, a Águas de Manaus (AM), ficou em segundo lugar. O projeto avalia a transformação na vida das pessoas que vivem em comunidades socialmente vulneráveis por meio do saneamento. Foi liderado pelo gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Semy Alves Ferraz.

O evento, realizado em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global em formato híbrido, aconteceu em São Paulo, em 29 de novembro. A próxima edição será em 2023.