Programa da Aegea entre os três mais avançados do mundo

Programa da Aegea entre os três mais avançados do mundo

A Aegea foi finalista – e única representante da América Latina – na categoria “Surveying and Monitoring” do “Year in Infrastructure Awards”, premiação que ocorre anualmente em Londres. É um dos maiores reconhecimentos do setor de infraestrutura.

O reconhecimento celebra os avanços no setor de infraestrutura pelos usuários de software da Bentley Systems, empresa especializada em softwares de engenharia. 

Neste ano, o júri foi composto por 11 membros que selecionaram 36 finalistas entre mais de 300 projetos inscritos, de 180 organizações diferentes, localizadas em 47 países. A premiação foi dividida em 12 categorias.

Além de Wagner Carvalho, a Aegea foi representada no evento por Joabe Silva de Araújo e Waldo Coelho Bitencourt.

O mapeamento do Programa Infra Inteligente

A Aegea participou com o Programa Infra Inteligente, que conta com o projeto inovador de Mapa Digital 3D. Essa iniciativa, premiada anteriormente, está ocorrendo nos 13 estados em que a empresa está presente. Tem como objetivo aprimorar os processos por meio de geoanálises, criando um ambiente virtual – chamado de gêmeos digitais – das estruturas. 

O foco é a prevenção de manutenções e o aprimoramento do processo de modernização da infraestrutura de saneamento. Essas ações garantem inúmeras vantagens, entre elas a otimização dos recursos e serviços. O programa facilita a tomada de decisões por permitir uma visão em tempo real das estruturas, em qualquer lugar do mundo, e traz assertividade.

Outro benefício é a segurança que ele viabiliza para os contratos de concessão sob o aspecto regulatório, pois resultam em maior disponibilidade dos serviços para a população. Apesar de ser um programa de soluções digitais, o Infra Inteligente propõe uma transformação cultural que integra esforços de diversas áreas da Aegea em uma gestão integrada.

Um dos mais avançados em digitalização do mundo

Com o Infra Inteligente, a Aegea ficou entre os três mais avançados projetos de digitalização do mundo, além de conquistar o prêmio de reconhecimento dos fundadores pelos avanços em gêmeos digitais. A empresa também foi selecionada para aplicar uma nova tecnologia lançada mundialmente no evento pela Bentley.

O reconhecimento representa o comprometimento da Aegea com inovação, segundo o gerente de Projetos Sênior da Aegea, Wagner Carvalho. “É uma honra ser reconhecido entre os finalistas da categoria Surveying and Monitoring, assim como ser premiado pelos fundadores pelos nossos avanços em gêmeos digitais”, afirma.

“O ‘Year in Infrastructure Awards’ é um dos reconhecimentos mais importantes do setor, e nós estamos representando o Brasil com muito orgulho”, conta Wagner. 

No projeto, serão detalhados mais de 100 mil ativos da companhia. Em dezembro de 2021, foi concluído o maior inventário de ativos do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro. São mais de 29 mil ativos físicos, 1.317 plantas, mais de 156 mil fotos registradas e mais de 211 mil avaliações visuais realizadas, atingindo 27 municípios do estado.

Wagner destacou a importância dessa ação. “Com a digitalização 3D do Rio de Janeiro, conseguimos desenvolver parte dessa tecnologia, que terá fortes impactos sociais e ambientais na região. Esse mapeamento gerou um roadmap e plano estruturado de ações para os próximos 35 anos”, finaliza.

Pular para o conteúdo