Projetos sociais e ambientais em temporada do surfe brasileiro

Projetos sociais e ambientais em temporada do surfe brasileiro
Texto: colaborativo

A segunda etapa do PRIO Dream Tour deste ano acontece na Praia do Buraco, em Vila Velha (ES), de 16 a 22 de julho e representa a divisão principal da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

O evento é destaque não apenas pelas disputas entre a elite do surfe nacional, mas também pela movimentação das mais diversas regiões do país por onde passa, com ativações que vão desde shows até ações sociais e ambientais.

As ações acontecem por meio do patrocínio e apoio de grandes marcas, que acreditam no potencial da modalidade no país.

Instituto Aegea no Dream Tour

O Instituto Aegea é o mais novo patrocinador master do Circuito dos Sonhos. A escolha em participar do Dream Tour é a possibilidade de investir em iniciativas sustentáveis e que colaboram com o bem-estar dos participantes, visitantes e comunidade das regiões.

O Instituto Aegea contará com importantes ativações, que deixarão um lastro de benefícios como consequência.

Parceria com Blue Keepers na construção de legados

A Onda Azul, apresentado pelo Instituto Aegea, é uma ação socioambiental que ativará projetos regionais. Um deles é feito em parceria com o Blue Keepers, da Plataforma de Ação Pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

O projeto visa combater os resíduos no oceano e equipes de parceiros e voluntários participarão de uma série de ativações. Essas iniciativas têm como objetivo principal coletar informações sobre os resíduos presentes no oceano e realizar mutirões de limpeza.

As ações da rede brasileira Pacto Global ocorrerão nas próximas três etapas, com o propósito de construir legados regionais e disseminar a mensagem sobre a importância da conservação dos oceanos e o impacto do lixo marinho.

Dream Tour das Comunidades

O Instituto Aegea, em parceria com a CBSurf, apresenta também o Dream Tour das Comunidades, um campeonato social que acontecerá paralelamente às competições oficiais.

A disputa será em formato de revezamento, promovendo a coletividade e o espírito de equipe, mesmo em um esporte individual.

Além disso, envolve e estimula crianças, adolescentes e jovens de instituições e projetos sociais das comunidades locais, que participarão junto com atletas profissionais, buscando uma premiação exclusiva que beneficiará a instituição.

Ações em prol do oceano

“A participação do Instituto Aegea como patrocinador do Dream Tour está em linha com nossa plataforma de iniciativas em prol do oceano. Estamos na Década dos Oceanos das Nações Unidas, então a ação se soma ao esforço mundial e também às demais iniciativas sociais e ambientais que desenvolvemos nas localidades onde atuamos. Nela juntamos dois temas muito relevantes para a Aegea: o relacionamento com as comunidades locais e a valorização de nosso bem mais precioso, a água”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa.

Édison explica que é uma forma também de valorizar o apoio ao Blue Keepers, que visa engajar empresas, governos e a sociedade pelo combate à poluição crônica dos oceanos por resíduos sólidos e esgotos, com ações preventivas e corretivas.

Compromisso com o meio ambiente

“Dessa maneira, entendemos que levar o Dream Tour de Surf para nossas cidades estimula a sociedade a pensar no oceano, bem como reforça o compromisso em contribuir para a preservação do meio ambiente”, completa. 

O Dream Tour é apresentado pela PRIO, tem a Corona Cero e Aegea como patrocinadoras master e a Gerdau como patrocinadora. O Sesc Espírito Santo é o apoiador local. Fotos: cedidas pelos organizadores do evento e ilustram a primeira etapa do Dream Tour, em Porto de Galinhas (PE).