Qual a sua Pegada Ecológica?

Qual a sua Pegada Ecológica?

Você já pensou qual marca você está deixando no meio ambiente? Se o seu estilo de vida poderia ser mais sustentável? Por incrível que pareça, pequenos hábitos podem ter um grande impacto sobre a saúde da Terra. 

Para saber o quanto nossos hábitos de consumo afetam o planeta, o WWF-Brasil atualizou e está relançando, com apoio da Aegea, a Calculadora de Pegada Ecológica. 

As marcas que deixamos no  planeta

São perguntas fáceis sobre alimentação, moradia, uso de energia e forma de transporte, em uma página com interface moderna e intuitiva. A metodologia de contabilidade ambiental analisa as respostas, avalia a pressão do consumo sobre os recursos naturais e informa qual a pegada que deixamos sobre o planeta. 

Cada Pegada Ecológica de um país, de uma cidade, de uma empresa ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. 

Em outras palavras, a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar.

Quantos planetas são  necessários para suportar nosso consumo?

No site, é possível mensurar quantos planetas seriam necessários para cada pessoa, se ela mantiver as ações inseridas no questionário; qual seria o seu dia de sobrecarga (conceito utilizado para indicar a data que o consumo anual de recursos naturais chega no limite); a comparação da sua pegada com a de outros países e as possíveis soluções para a problemática.

A Pegada Ecológica pode ser usada por pessoas e empresas e, principalmente, pelos professores como instrumento de conscientização. A iniciativa está inserida no contexto do aumento da temperatura do planeta, que requer maior controle de emissões de gases poluentes, com o intuito de manter o planeta com temperatura segura para as próximas gerações. 

É preciso mudar

“Diante da emergência da crise climática, os hábitos de consumo precisam ser repensados e readequados. Não é seguro continuarmos a destruição do planeta para mantermos padrões de vida que colocam em risco o futuro das próximas gerações. A calculadora da pegada ecológica é um ótimo material educativo para deixar mais palpável este assunto, muitas vezes abstrato”, afirma Giselli Cavalcante, analista de engajamento do WWF-Brasil.

Além do apoio ao projeto, a Aegea também é parceira do WWF-Brasil no Restaura Natureza

Clique aqui, veja como estão seus passos no planeta e, adquira novos hábitos. Saiba como pequenos gestos podem trazer grandes impactos positivos.

Mais sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que desde 1996 atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Está conectada a uma rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática.

Pular para o conteúdo