Que o uso da água move as principais atividades econômicas?

Uso da água

Essencial à vida, a água é também um dos principais ingredientes que movem a economia. Praticamente todas as atividades econômicas dependem do uso desse recurso natural tão importante para a manutenção da saúde e da vida.

Se pedimos uma pizza, tem água ali. Na comida, na bebida, nas roupas e de praticamente todos os produtos que usamos no nosso dia a dia precisam de água em seu sistema produtivo. O Aegea Blog listou alguns setores.

Agricultura, indústria e consumo humano

Para produzir os alimentos que chegam à nossa mesa e de pessoas em todo o mundo, via exportação, é preciso muita água. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a agricultura é o setor que mais consome água no mundo, cerca de 70%.

Segundo o Atlas Irrigação, feito pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico entre 2018 e 2020, só a agricultura de irrigação consome 49,8%.

Depois vem a indústria que, no geral, utiliza 22% da água disponível para consumo no mundo. O restante, 8%, é para o consumo humano, incluindo as atividades de serviço e também o abastecimento nas áreas rurais.

Energia

Para gerar energia as hidrelétricas precisam de um grande volume de água. A participação em relação ao volume total de água disponível foi de 97,3% em 2015, segundo um estudo feito pelo IBGE. Mas a água usada para gerar energia não é consumida – ela move a hidrelétrica, e volta para a natureza, apenas uma pequena parte, 4,5%, segundo o Atlas Irrigação, fica no meio do processo. Por isso, a energia gerada por meio da água é considerada energia limpa.

De onde vem a água usada nas atividades econômicas

Um estudo feito pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), faz a relação do uso da água e sua origem.

Chamado de Contas Econômicas Ambientais da Água (CEAA), ele aponta que 88,5% da água usada pelas atividades econômicas vem do solo – é a chamada água verde, que é a água da chuva armazenada no solo.

A água superficial (de rios, lagos e lagoas, por exemplo), chamada de água azul, é responsável por 9,4% do total do recurso usado. A subterrânea corresponde a 1,6% da água utilizada e o restante, 0,6%, do mar. O estudo mistura informações hidrológicas e econômicas para descrever a correlação entre economia e meio ambiente. É o segundo da série e foi feito entre 2013 e 2017. O próximo levantamento acontece em 2023. O principal objetivo é mensurar

Pular para o conteúdo