Que água percorre um longo caminho até chegar na sua casa?

Laboratório

A água é um recurso finito e, em 2021, o Brasil enfrenta uma grave crise hídrica. O principal evento que desencadeou a falta de água nos mananciais em algumas regiões brasileiras foi a pior seca em 91 anos, que reduziu níveis de reservatórios de abastecimento e afetou também a produção de energia elétrica.

Além disso, apesar do Brasil ter a maior quantidade de água doce do planeta, 12% do total, ela não está disponível para todas as regiões da mesma forma. Na Região Norte, por exemplo, que apresenta as menores densidades habitacionais, possui cerca de 70% das reservas nacionais.

Outro fator é que nem toda a água serve para o consumo sem tratamento e, até que ela seja captada, ainda em sua forma bruta, percorre um longo caminho para chegar às estações de tratamento e chegar ao destino final, para levar saúde e qualidade de vida aos brasileiros.

Para tal, é preciso que ela passe por processos de tratamento e controle de qualidade. Estima-se que aproximadamente 829 mil pessoas no mundo morram de diarreia no mundo como resultado de consumo de água e higiene inadequadas. Essas causas representam 60% de todas as mortes relacionadas à doença.

Para evitar números assim, as unidades da Aegea trabalham com planejamento estratégico e planos que preveem formas de manter o abastecimento, mesmo na estiagem. Seguem também padrões rigorosos de tratamento em todas as etapas, desde a captação até a distribuição final.

Garantindo um produto de qualidade, as concessionárias permitem que a água cumpra uma de suas principais funções, a de promover saúde, seja pela hidratação, no preparo dos alimentos, nos cuidados com a higiene.

O coordenador de Operações da Águas de Penha (SC), Gabriel Fasola, nos mostra o caminho percorrido – o processo é muito semelhante em outras concessionárias.

Confira o caminho que a água percorre e as etapas do tratamento

Captação: a água bruta é captada e transportada por meio de uma adutora até a estação de tratamento de água (ETA).

Coagulação: ao chegar à ETA é adicionado à água um produto para clarificação, chamado Policloreto de Alumínio (PAC), que favorece a formação de flocos.

Floculação: nessa etapa os flocos unem-se uns aos outros, e tornam-se formações ainda maiores e mais pesadas. Essa unificação irá facilitar no processo de decantação.

Decantação: a água permanece em repouso para que os flocos formados anteriormente possam sedimentar para o fundo do tanque.

Filtração: após a decantação, a água passa pelos filtros (formados por cascalho, areia e carvão ativado). Nessa etapa, as impurezas que ainda restaram ficam retidas no filtro, além disso, a água sofre a desodorização pela presença do carvão ativado.

Fluoretação: é adicionada à água uma quantidade de Ácido Fluorsilícico (H2SiF6).

Cloração: o cloro também é adicionado à água com o objetivo de eliminar os microrganismos presentes.

Correção do pH: aqui ocorre a correção do pH através de um produto chamado hidróxido de cálcio. Ele tem a capacidade de diminuir a acidez.

Os padrões de potabilidade são determinados pela Portaria de Consolidação nº5 de 28 de setembro de 2017. Eles são analisados diariamente pelas concessionárias da Aegea.

Armazenamento e distribuição: finalmente a água já tratada pode ser distribuída para a população, reservada em caixas d’água ou reservatórios.

Pular para o conteúdo