Reservatórios móveis mantêm abastecimento em São Francisco do Sul

Reservatórios móveis

Dois reservatórios móveis ampliam a oferta de água durante a temporada de verão em São Francisco do Sul (SC), uma das cidades mais antigas do Brasil e uma das mais procuradas pelas belas praias em Santa Catarina.

A Águas de São Francisco do Sul (SC) escolheu os reservatórios do tipo contêiner. Agora eles reforçam a oferta de água na Praia Grande e na Vila da Glória. Ajudam também a estabilizar as pressões.

Uso inédito dos equipamentos

A inédita utilização desses equipamentos é uma das medidas adotadas pela concessionária, que também reforçou a rede de 315 milímetros de diâmetro em aproximadamente dois quilômetros na região das praias.

Tudo isso vai contribuir para atender o aumento da demanda de água na temporada 2021/2022. Com a presença dos veranistas, o consumo chega a aumentar quatro vezes mais, como aconteceu na virada do ano nas cidades atendidas pela Aegea em Santa Catarina.

Além do reforço de rede de rede, foi realocado o booster de distribuição, que irá reduzir a perda de carga na tubulação e, consequentemente, elevar as pressões na área dos balneários, aumentando a segurança hídrica da região das praias.

Outras melhorias

A concessionária também investiu na instalação de uma subestação de energia na captação do Saí Mirim. Duas bombas aumentam a vazão de água. Outra medida adotada pela empresa neste verão foi o aumento dos volumes de reservação de água bruta.

Os investimentos da concessionária para garantir o fornecimento de água em São Francisco do Sul ocorrem de forma contínua. Ao longo de 2020, por exemplo, foram feitas a dragagem da captação do rio Olaria, a ampliação da adutora do Saí Mirim e o desassoreamento da captação do Laranjeiras.

Com a obra no rio Olaria, a capacidade de armazenação passou a ser de até 35 mil metros cúbicos de água, volume bem superior aos 16 mil metros cúbicos da capacidade anterior.

Pular para o conteúdo