Saneamento em pauta: conscientização ajuda setor avançar

Rogerio

Um dos principais eventos do setor foi promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A 5ª Semana de Saneamento  debateu os desafios para universalização dos serviços de água e esgoto e os avanços alcançados nos últimos anos.

Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, destacou as principais iniciativas da empresa que ajudam o país a oferecer mais saúde e melhores condições de vida para a população. Um trabalho multidisciplinar em conjunto entre os vários setores da sociedade.

Onde as redes de água e esgoto chegam, outra série de benefícios chegam junto. Um impulso que gera valorização imobiliária, desenvolvimento econômico e regional, fomento ao turismo e maior produtividade, tanto para estudantes quanto para trabalhadores.

No painel “Impactos diretos e externalidades dos investimentos em saneamento”, o VP falou ainda das ações da Aegea voltadas para as áreas de educação, saúde e geração de renda. Citou um dos exemplos dos impactos na saúde pública demonstrado em Campo Grande (MS).

No levantamento, foi constatado que o número de internações por doenças diarreicas caiu 91% em um determinado período em função dos investimentos no setor. O mesmo tipo de estudo foi feito em outros municípios em que a Aegea atua, também com resultados positivos.

Além da Aegea, participaram Daniela Sandoval, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Regulatórios da BRK Ambiental e Marcel Sanches, superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp. A dinâmica foi moderada por Edison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil.

14º ConstruBusiness: outro importante fórum de discussão

Para debater a importância de iniciativas em infraestrutura para a retomada econômica, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) promoveu o 14º ConstruBusiness. A Aegea foi representada mais uma vez por Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais.

Para ele, o novo Marco Regulatório do Saneamento trouxe uma nova perspectiva para o país. Com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) assumindo um papel de coordenação nacional, padronizando o processo de regulação de todos os municípios.

Atração de novos investidores

Isso tudo promove a segurança jurídica e atrai novos investidores para o setor, como ficou perceptível nos últimos editais realizados, afirmou o executivo durante o evento. Representantes dos setores público e privado reforçaram a importância da parceria entre ambos para a ampliação dos investimentos no país e, por consequência, a melhoria na vida da população.

“O setor de saneamento possui características diferentes dos demais em infraestrutura. Por isso, a Aegea acredita na complementariedade entre os setores na busca por ações que resultem na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”, completou Rogério Tavares.

Trabalho em conjunto

Um exemplo de um bom trabalho em conjunto entre os setores público e privado é a concessão da Aegea em Piracicaba (SP), a Mirante. A cidade atingiu a universalização em 2012 e é a 1ª colocada nos índices de atendimento total de esgoto no Brasil, com 100% de cobertura.

Este resultado foi obtido em apenas dois anos após o início da parceria público-privada. Hoje a Aegea atende seis concessões no formato de PPP.

Outros participantes

Além da Aegea, participaram do painel Bruno Westin Prado Soares Leal, secretário especial adjunto da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos no Ministério da Economia; Ana Arraes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); Victor Hugo Froner Bicca, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM) e Luiz Augusto Santos Lima, subprocurador-geral da República do Ministério Público Federal.

O evento, promovido desde 1997, é considerado um dos principais fórum de discussão de políticas públicas para o setor de infraestrutura do Brasil. A Aegea Saneamento acredita e compartilha dos benefícios que o diálogo entre diferentes representantes pode resultar em ações que caminhem para a recuperação econômica do país e na melhoria do cenário atual.

Pular para o conteúdo