Lideranças empresariais comprometidas com ações concretas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram convidadas para participar do SDGs in Brazil.
O evento foi realizado na sede do Pacto Global da Rede Brasil da ONU, em Nova York, nos dias 14 e 15 de setembro, com patrocínio da Aegea. Executivos da empresa participaram ativamente dos debates.
Aegea mostra práticas inspiradoras em Direitos Humanos
Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade do grupo, participou do painel Conhecendo Práticas Inspiradoras: Uma Jornada até 2030. Petrobras, Unilever, Dengo e Afya foram outras empresas participantes.
“Tivemos a oportunidade de apresentar as boas práticas dessa temática tão complexa e abrangente”, disse ele, após a palestra “Acesso à água e saneamento: uma agenda de Direitos Humanos, muito além da diversidade”.
Ações transformadoras
Durante sua participação, Édison Carlos mostrou a atuação da Aegea nas áreas mais vulneráveis, levando água tratada, coleta e tratamento de esgoto e o quão importante os serviços são para a dignidade das populações atendidas e para todo o entorno onde vivem.
“São ações transformadoras para aquela mãe que passa a não precisar mais levar o seu filho para o Posto de Saúde por doenças ligadas à água não tratada, por exemplo. A Aegea é um exemplo ao enfrentar esses desafios, ao gerar emprego nessas comunidades, como vem fazendo no Rio de Janeiro, em Manaus e outras cidades, e assim, gerar renda e desenvolvimento nesses territórios”, afirmou.
Atuação coletiva em prol do planeta
Marina de Castro Rodrigues, coordenadora de Sustentabilidade, foi a palestrante do Painel Atuação Coletiva – Um Novo Momento para Investir em Água e Saneamento.
Representando a Aegea e a Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global, que ela coordena, Marina falou sobre a importância de parcerias entre os diversos setores na busca de soluções para o setor de saneamento.
Ações para a população em situação de vulnerabilidade social
Com a participação da CPFL Energia e a Reservas Votorantim, o painel discutiu boas práticas de gestão responsável e sustentável dos recursos hídricos em diversos setores. Resiliência hídrica e ampliação do acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário fizeram parte dos debates.
Marina mostrou como a Aegea enfrenta o desafio da universalização do acesso ao saneamento básico no Brasil com soluções operacionais, financeiras e de relacionamento. São pensadas especificamente para a população em situação de vulnerabilidade social, evidenciando os resultados positivos da companhia.
Preservação dos recursos hídricos e Movimento +Água
Falou ainda dos projetos e ações que ampliam o cuidado com a qualidade de vida das famílias nos municípios atendidos pela Aegea e a preservação dos recursos hídricos nesses territórios, como o monitoramento de informações meteorológicas, parceria com o Climatempo, o Projeto Floresta Viva, em parceria com BNDES, e o Água Limpa para Todos, junto ao WWF.
Marina ressaltou a relevância do Movimento +Água, iniciativa do Pacto Global da qual a Aegea é Embaixadora. Nesse contexto, reforçou o convite para que mais empresas façam parte da iniciativa.
Movimento Transparência 100%
Claudia Piunti, diretora Administrativa da Aegea e o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, assinaram simbolicamente a adesão ao Movimento Transparência 100%. Leia mais detalhes na matéria a seguir.