SDGs in Brazil debate desenvolvimento sustentável em Nova York

SDGs in Brazil debate desenvolvimento sustentável em Nova York

Lideranças empresariais comprometidas com ações concretas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram convidadas para participar do SDGs in Brazil. 

O evento foi realizado na sede do Pacto Global da Rede Brasil da ONU, em Nova York, nos dias 14 e 15 de setembro, com patrocínio da Aegea. Executivos da empresa participaram ativamente dos debates. 

Aegea mostra práticas inspiradoras em Direitos Humanos

Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade do grupo, participou do painel Conhecendo Práticas Inspiradoras: Uma Jornada até 2030. Petrobras, Unilever, Dengo e Afya foram outras empresas participantes. 

“Tivemos a oportunidade de apresentar as boas práticas dessa temática tão complexa e abrangente”, disse ele, após a palestra “Acesso à água e saneamento: uma agenda de Direitos Humanos, muito além da diversidade”. 

Ações transformadoras

Durante sua participação, Édison Carlos mostrou a atuação da Aegea nas áreas mais vulneráveis, levando água tratada, coleta e tratamento de esgoto e o quão importante os serviços são para a dignidade das populações atendidas e para todo o entorno onde vivem.

“São ações transformadoras para aquela mãe que passa a não precisar mais levar o seu filho para o Posto de Saúde por doenças ligadas à água não tratada, por exemplo. A Aegea é um exemplo ao enfrentar esses desafios, ao gerar emprego nessas comunidades, como vem fazendo no Rio de Janeiro, em Manaus e outras cidades, e assim, gerar renda e desenvolvimento nesses territórios”, afirmou.

Atuação coletiva em prol do planeta

Marina de Castro Rodrigues, coordenadora de Sustentabilidade, foi a palestrante do Painel Atuação Coletiva – Um Novo Momento para Investir em Água e Saneamento. 

Representando a Aegea e a Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global, que ela coordena, Marina falou sobre a importância de parcerias entre os diversos setores na busca de soluções para o setor de saneamento. 

Ações para a população em situação de vulnerabilidade social

Com a participação da CPFL Energia e a Reservas Votorantim, o painel discutiu boas práticas de gestão responsável e sustentável dos recursos hídricos em diversos setores. Resiliência hídrica e ampliação do acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário fizeram parte dos debates.

Marina mostrou como a Aegea enfrenta o desafio da universalização do acesso ao saneamento básico no Brasil com soluções operacionais, financeiras e de relacionamento. São pensadas especificamente para a população em situação de vulnerabilidade social, evidenciando os resultados positivos da companhia. 

Preservação dos recursos hídricos e Movimento +Água

Falou ainda dos projetos e ações que ampliam o cuidado com a qualidade de vida das famílias nos municípios atendidos pela Aegea e a preservação dos recursos hídricos nesses territórios, como o monitoramento de informações meteorológicas, parceria com o Climatempo, o Projeto Floresta Viva, em parceria com BNDES, e o Água Limpa para Todos, junto ao WWF. 

Marina ressaltou a relevância do Movimento +Água, iniciativa do Pacto Global da qual a Aegea é Embaixadora. Nesse contexto, reforçou o convite para que mais empresas façam parte da iniciativa.

Movimento Transparência 100%

Claudia Piunti, diretora Administrativa da Aegea e o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, assinaram simbolicamente a adesão ao Movimento Transparência 100%. Leia mais detalhes na matéria a seguir.