Ser voluntário é rejuvenescedor, diz colaborador de Barra do Garças

Ser voluntário é rejuvenescedor, diz colaborador de Barra do Garças

“Ver outra pessoa feliz parece que o até nosso organismo sente, me sinto rejuvenescido toda vez que participo de uma ação de voluntariado”. É assim que Amilton Lima, assistente de Atendimento da Águas de Barra do Garças (MT) define como é ser voluntário. 

Ele é um dos 33 voluntários que participaram do Prospera – Um Movimento pelo Cuidado com a Vida, realizado em 19 de agosto em Barra do Garças e outras quatro cidades pelo Instituto Aegea. Mais de 300 pessoas foram beneficiadas pela ação que une voluntariado e Responsabilidade Social.

No voluntariado, quem ajuda também é beneficiado

“É claro que o mundo seria muito melhor se não tivessem pessoas sem acesso ao básico, mas já que existem, o que podemos fazer é ajudar, contribuir para melhorar. No final, nós é que somos os maiores beneficiados”, diz ele. “É melhor ajudar do que ser ajudado, sempre”, completa.

No Prospera, Amilton fez atendimento, principalmente no cadastro da Tarifa Social. Participou também da apresentação do coral, formado por colaboradores. Alguns filhos de funcionários também participam. “Só tenho o Ensino Médio, quero chegar ao curso superior e ajudar ainda mais”, afirma.

Conquistando novos voluntários

O incentivo para ser voluntário veio de David Martins Garib, coordenador de Responsabilidade Social e Comunicação da Águas de Barra do Garças. “O Prospera já está nos ajudando a reforçar os laços com a comunidade, desde o dia da realização temos tido um ótimo retorno dos moradores”, diz.

É com a vocação para o ensino – David era professor antes de se dedicar ao saneamento – que ele mostra para as pessoas a importância de participar das ações propostas pelo Programa de Voluntariado da Aegea. E assim, vai conquistando mais e mais voluntários.

“O Comitê de Voluntariado da Águas de Barra do Garças é bastante ativo e agora ganhou a ajuda de um agente Comercial, o Hélio Alves da Silva, que já atuava em campo e está fortalecendo muito nossa atuação”, explica David. “E assim vamos ampliando nossas ações, tão necessárias”, diz.

A contribuição do Prospera para fortalecer relações

“O Prospera foi um sucesso, os moradores já no dia do evento demonstraram satisfação, nos abraçaram, agradeceram e muitos disseram que já estão aguardando o próximo. O evento contribuiu para fortalecer o nosso relacionamento com a comunidade como nenhum outro”, conta o coordenador de Responsabilidade Social e Comunicação da Águas de Barra do Garças.

Pular para o conteúdo