Ter um diploma de curso superior em saneamento já é realidade

Academia Aegea

O curso de ensino superior em Processos Gerenciais com Ênfase em Saneamento preenche uma lacuna histórica no setor: a falta de profissionais especializados.

Foi pensando na busca de soluções que a Academia Aegea criou o programa, em 2020. Dois anos depois, uma pandemia no período e desafios vencidos, a primeira turma se formou no último sábado de março, dia 26.

Entre os 42 formandos, muitas histórias de sucesso. Quase a metade deles já foi promovida para cargos de liderança mesmo antes de se formar.

Totalmente gratuito, o programa de formação superior é exclusivo para os colaboradores da Aegea. A segunda turma, também com 50 vagas, iniciou as aulas este ano.

Disciplinas customizadas

Customizado para as necessidades de negócio de uma empresa de saneamento, o curso integra teoria e prática. A grade curricular, criada com foco na Aegea, tem disciplinas como Gestão de Pessoas, Governança Corporativa e Modelagem de Processos e Negociação, entre outras.

“É a primeira graduação in company do Brasil, a Aegea foi extremamente inovadora no projeto”, afirma Leandro Morilhas, diretor da empresa LMSE, parceira da Aegea no projeto. O curso tem diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, MEC.

Empresa que investe em pessoas

O representante da turma disse durante a cerimônia de formatura que o momento é único. “Estamos aqui colhendo frutos da visão de futuro da Aegea, efetivada pela Academia Aegea. Saímos com a missão de multiplicar os saberes”, disse Tadeu Bezerra Junior, formando que é coordenador de Operações da Água de Timon (MA).

Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas da Aegea, reforçou que a formatura tem um significado muito especial para a empresa, que investiu em um programa pioneiro no país. Segundo ela, a prioridade é investir na educação, no conhecimento, para fortalecer a atuação da empresa.

“A Aegea é uma empresa que investe nas pessoas. A Aegea é uma empresa que acredita que investir nas pessoas é parte do seu crescimento. Formar pessoas, ver elas se desenvolverem, está no nosso DNA”, disse ela, durante o evento presencial em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Pular para o conteúdo