Três cidades do Cariri vão receber primeira ETE

Três cidades do Cariri vão receber primeira ETE

Vencedora dos Blocos 1 e 2 do leilão de universalização dos serviços de esgoto para 24 cidades do Ceará, a Aegea, por meio da Ambiental Ceará, realiza as obras dos 100 primeiros dias de operação.

São obras que vão promover avanços históricos, como a primeira estação de tratamento de esgoto na centenária Santana do Cariri. Localizada no sul do Ceará, o município tem 137 anos de existência. 

“Com a ETE em operação, devem ser coletados e tratados, por dia, 720 mil litros de dejetos. Na sequência, a dinâmica é seguir com a ampliação da infraestrutura”, explica André Facó, diretor-presidente da Ambiental Ceará.

ETES na Região Metropolitana do Cariri

As cidades de Nova Olinda e Farias Brito, situadas também na Região Metropolitana do Cariri, receberão, da mesma forma, as primeiras estações de tratamento de esgoto. 

Redes inativas, que não recebem e nem direcionam o esgoto para tratamento, entrarão em operação. A PPP vai usar tecnologia para combater lançamentos irregulares de esgoto in natura no mar dos municípios litorâneos atendidos, a fim de contribuir para a balneabilidade das praias. 

“Identificamos municípios que apenas coletam esgoto, mas ainda não tratam o dejeto. Nossa meta é fazer com que todo esgoto coletado receba tratamento. Assim, iremos efetivamente promover desenvolvimento nas cidades, com impacto na saúde, turismo e meio ambiente”, pontua o diretor-presidente.

Mais de 110 km de novas redes coletoras de esgoto

Para os municípios onde não há infraestrutura existente, a empresa está desenvolvendo projetos de engenharia, bem como organizando documentação para licenciamentos ambientais junto aos órgãos competentes.

O plano compreende ainda o lançamento de mais de 110 km de novas redes coletora de esgoto, que serão implantados em Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Pacatuba.

A Ambiental Ceará também já iniciou rodas de conversa com lideranças comunitárias para sensibilizar a comunidade sobre a importância das melhorias e, colaborativamente, traçar estratégias que favoreçam o andamento das obras e o dia a dia dos moradores.

Pular para o conteúdo