Acionistas, operadores de serviços, moradores, colaboradores e prefeitos das cidades em que a Aegea atua mesmo sem se conhecer, estão conectados por uma rede invisível de conexões que leva uma corrente do bem por onde passa. Ela é chamada pela Aegea de Prosperidade Compartilhada.
O conceito diferenciado reúne a cultura da empresa, seus valores, seu modo de agir e a forma como se relaciona com as pessoas por meio dos serviços prestados, sejam eles básicos, como os de água e esgoto, ou os que vão além do contrato, como os de educação e igualdade racial, por exemplo.
Legado da Aegea
A Prosperidade Compartilhada reúne o legado da Aegea em seus 12 anos de trajetória. “A Aegea cresceu buscando ser a melhor empresa, não a maior, e essa busca por um padrão de aspiração acima da média aliado ao nosso propósito faz a empresa crescer e gera um processo transformador, envolvendo todos que participam dela”, explica o CEO Radamés Casseb.
“O resultado disso, comprovado, entregue nos últimos 12 anos, tem feito com que mais pessoas queiram participar de um investimento sustentável, que cria inclusão social e faz a mudança necessária no meio ambiente em regiões vulneráveis. É um ciclo que se retroalimenta e que estamos chamando de Plataforma de Prosperidade Compartilhada”, detalha.
Empresa se torna agente de mudanças
A partir dos recursos dos investidores, a Aegea se torna um agente de mudanças, com retorno ao capital investido, proporcionando o desenvolvimento de novos prestadores de serviços nas diferentes regiões onde atua, movimentando a economia em negócios que vão durar 30 anos ou mais, gerando assim uma transformação social nos lugares onde atua.
“Uma parte do lucro está distribuída em empregabilidade, em inclusão de pretos e pardos, em fomento de economias às famílias vulneráveis, em tarifa social ampliada além do contrato, em escolha de priorização de investimentos verdes, geração de energia fotovoltaica, eólica, prioritariamente do que a energia de carbono”, diz.
Leia mais na Revista Aegea
Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da Prosperidade Compartilhada, leia a Matéria de Capa da edição 36 da Revista Aegea.
Você vai ver exemplos de pessoas que estão viabilizando os sonhos de uma vida inteira a partir do acesso à rede de água ou por ter conseguido um novo trabalho ou uma promoção, como contam os colaboradores da Águas do Rio, a empresa da Aegea no Rio de Janeiro (RJ).