O Compliance Day da Aegea, realizado em 7 de dezembro, demonstrou o quanto o assunto desperta o interesse dos colaboradores. O evento reuniu mais de6450 participantes e se antecipou ao Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro.
Além de discutir formas para enfrentar qualquer forma de corrupção no ambiente corporativo, foram condecorados os Multiplicadores de Integridade. São colaboradores voluntários que foram capacitados e estão preparados para disseminar conceitos de ética, integridade e transparência.
Multiplicadores de Integridade: um compromisso grandioso
Ao todo, são 26 colaboradores, 13 multiplicadores e 13 suplentes, que vão atuar de norte a sul do país, aproveitando os talentos da Aegea para gerar maior engajamento entre as regionais. Eles vão fazer um elo entre o Programa de Compliance e as demais áreas da empresa.
Os multiplicadores fazem parte de um programa idealizado pela Diretoria de Integridade. Entre suas atribuições, estão a transmissão de comunicados e o apoio a projetos e campanhas. Serão um ponto focal para os colaboradores que buscam orientações sobre temas relacionados ao compliance.
“Eles vão ter um papel fundamental para reforçar a nossa voz, com o compromisso grandioso de incentivar as boas práticas, as boas condutas, para que façam parte do dia a dia da empresa”, afirmou Melissa Martins, uma das coordenadoras de Integridade da Aegea.
Trabalho em equipe para ampliar a integridade
“Colocar a integridade em ação é um trabalho em equipe que requer engajamento de todos os profissionais, para que possam desenvolver boas práticas e vivenciar a integridade no seu dia a dia, dentro e fora da empresa”, afirmou Michele Guimarães, também coordenadora de Integridade da Aegea.
A ideia é que eles ajudem a fazer o Compliance Day acontecer todos os dias na Aegea. “Esta é mais uma iniciativa da Aegea na busca constante por um ambiente mais ético, transparente, honesto, justo e saudável, garantindo consolidar nosso compromisso com o Código de Conduta”, disse Michele.
O time de Compliance Cultural anunciou durante a live quem são os Multiplicadores de Integridade, selecionados após as inscrições dos voluntários. Uma agenda dinâmica e repleta de informações, segundo os organizadores.
“É um programa muito especial para nós e fazer parte da sua construção, desde a pesquisa, a definição do nome, criação do regulamento, divulgação, conversas com os inscritos, enfim, de todo o processo, foi fundamental para o sucesso dele”, disse Deise Silva, especialista de Integridade.
“Estamos muito felizes com o resultado até aqui e, daqui para a frente, continuaremos nosso trabalho de engajamento e muita parceria com os Multiplicadores de Integridade”, completou. Para Juliana Lopes, analista de Integridade, a construção do programa contou com muita dedicação de todas as áreas envolvidas.
“Cada etapa foi tratada com carinho e cuidado, pois o programa é de grande representatividade para a Aegea. A participação ativa dos Multiplicadores de Integridade selecionados em querer conhecer mais sobre compliance, trazendo as dúvidas de seus parceiros de trabalho, já confirma que estamos colhendo os resultados positivos esperados, completou.
“Disseminar uma cultura íntegra e ética faz parte do dia a dia dos colaboradores, mas vê-los querendo participar do programa, o engajamento e a disposição em apoiar uma cultura cada vez mais íntegra, nos enche de alegria e nos mostra que estamos no caminho certo para um ambiente cada vez mais ético”, acrescentou Jaqueline Silva, também analista de Integridade.
O volume de inscrições surpreendeu a equipe. “Foram mais de 80 colaboradores que se candidataram para ser um multiplicador e e esse é um forte indicador de que temos diversas pessoas na empresa engajadas e querendo ajudar a disseminar nossa cultura, o que deixa a Diretoria de Integridade muito orgulhosa”, finalizou a analista de Integridade, Maria Clara Waiandt.
O evento contou com a palestra de Wagner Giovanini sobre o combate ao suborno e à corrupção.