Consórcio liderado pela Aegea vence concorrência pública da Corsan

Consórcio liderado pela Aegea vence concorrência pública da Corsan

Em parceria com a Perfin e a Kinea, a Aegea conquista o leilão de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento, realizado em 20 de dezembro, pela B3. A Corsan possui operação em 317 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, totalizando uma população de mais de 6 milhões de pessoas.  

Investimentos após assinatura do contrato 

A aquisição será efetivada após o cumprimento de condições precedentes e da publicação da adjudicação e da homologação do resultado da licitação. A partir daí, a Aegea vai atuar para promover os investimentos para que os municípios atinjam a universalização dos serviços de saneamento até 2033, prazo estabelecido no marco regulatório do setor.

“Essa oportunidade vem ao encontro da visão da Aegea de continuar investindo e contribuindo com a universalização do saneamento no Brasil. Nosso propósito é o de movimentar a vida das pessoas, levando mais saúde, dignidade e qualidade de vida por meio do saneamento”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea. 

Melhoria dos serviços e prosperidade compartilhada

“A companhia sabe a importância da Corsan para a população do Rio Grande do Sul, reconhece o trabalho que vem sendo feito e está empenhada em realizar melhorias contínuas dos serviços, sempre com o foco na geração de prosperidade compartilhada”, complementa.

Com esta conquista, a Aegea amplia a atuação no Estado do Rio Grande do Sul. A empresa opera, por meio de uma Parceria Pública Privada, no sistema de esgoto na região metropolitana de Porto Alegre. 

A Ambiental Metrosul atende a 1,6 milhão de pessoas em nove cidades. Após assinatura do contrato, serão 489 municípios ao redor do Brasil distribuídos em 13 estados, beneficiando mais de 30 milhões de pessoas. 

Atuação que gera desenvolvimento

“Essa iniciativa reforça a capacidade da Aegea em atuar como gestora neste serviço essencial, visando contribuir para a universalização do saneamento básico no Brasil, com eficiência operacional, disciplina financeira e alinhamento aos princípios ESG”, completa Casseb.

A Aegea acredita que parte da solução para levar saneamento para todos os brasileiros passa pela elaboração de projetos que resultem em benefícios diretos à população, indo além dos compromissos contratuais na busca do desenvolvimento socioeconômico do país.

Mais sobre o leilão 

A sessão pública de abertura e julgamento das propostas comerciais foi realizada na sede da B3, em São Paulo. O consórcio formado pela Aegea, Perfin e Kinea ofereceu o valor de R$ 4,15 bilhões.

Foto: Marcelo Capellari