Aegea vence licitação para promover futuros mais azuis em Palhoça

Aegea vence licitação para promover futuros mais azuis em Palhoça
Texto: Nathalia Padilha

Por meio de um consórcio, a Aegea venceu a disputa da Concorrência Pública nº 96/2024, para a concessão plena dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Palhoça, em Santa Catarina.

Cerca de R4 1,5 bilhão em investimentos ao longo de 30 anos

Localizado na região metropolitana de Florianópolis, o município tem hoje 93% de cobertura de abastecimento de água e apenas 10% de esgoto. A previsão é atingir 100% nos serviços de água e 93% nos de esgoto nos primeiros dez anos de atuação.

Estão previstos cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato, que beneficiarão uma população de mais de 220 mil habitantes.

A nova unidade da Aegea vai contemplar os serviços para universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, atendendo às metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

Desenvolvimento econômico sustentável

Segundo o CEO da Aegea, Radamés Casseb, a empresa promoverá melhorias no abastecimento de água e no tratamento de esgoto, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável.

“A nossa experiência em atuar em localidades de diferentes dimensões, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado à nossa eficiência operacional, investimentos responsáveis e cumprimento de metas, será fundamental para o desenvolvimento contínuo da região”, afirma o CEO.

Serão mais de 400 mil pessoas atendidas em Santa Catarina

Presente em mais de 500 municípios brasileiros, a Aegea já atua em Santa Catarina nos municípios de Bombinhas, Penha, Camboriú e São Francisco do Sul. “Com esse novo negócio, passaremos a atender mais de 400 mil pessoas no estado”, disse.

Casseb acredita que parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela complementaridade e atuação integrada entre o poder público e o setor privado.

Mais sobre o consórcio vencedor

O consórcio que venceu a licitação no dia 14 de agosto é formado pela empresa, com participação de 1%, e Saneamento Consultoria S.A, veículo de investimento no qual a Aegea detém 75% de participação no capital votante, com participação de 99%. A licitação aconteceu no dia 14 de agosto. Clique aqui e veja a expectativa no município antes da realização do leilão.