Academia Aegea dá dicas para turbinar sua carreira em 2024

Foram 300 horas dedicadas à aprendizagem na Academia Aegea no ano que passou. A arquivista Adriele Paula de Oliveira, que trabalha na Águas de Manaus (AM), é auxiliar administrativa na concessionária e almeja ser promovida para analista.

“Quero me desenvolver cada vez mais para conquistas maiores”, diz ela. Aos 30 anos, está cursando Administração de Empresas e já fez pós-graduação em Gestão de Documentação e Informações. Aproveitou os intervalos de almoço, o tempo livre à noite e os finais de semana para estudar.

Principal ganho é o conhecimento

“O principal ganho é o conhecimento, gosto de estudar e isso abre muito a minha mente, a forma de ver a vida. Profissionalmente, estou plantando sementinhas, pretendo me desenvolver cada vez mais”, afirma.

O princípio da Academia Aegea, sistema de educação corporativa da Aegea, é justamente este: desenvolver talentos por meio do protagonismo dos colaboradores.

Mais de 516 mil horas de treinamento

“Temos um trabalho na Academia Aegea de estimular a aprendizagem, pois desenvolver a carreira depende das pessoas, do que elas querem para a sua vida. A partir desta reflexão, elas terão o apoio necessário de conteúdos para se desenvolverem”, afirma Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas.

“Trabalhamos para desenvolver as necessidades do nosso negócio, oferecendo capacitação para nossas pessoas e garantindo a sustentabilidade do nosso negócio”, completa a diretora.

Para a Academia Aegea, o ano de 2023 foi marcado por diversas iniciativas como a de Adriele. No total, foram contabilizadas mais de 516 mil horas de treinamento, sendo 344 mil online e 172 mil presencial.

Movimentando o conhecimento

Tudo isso é resultado dos investimentos feitos durante o ano, como o lançamento do novo portal e a realização de programas de capacitação, workshops e treinamentos, tanto presencial quanto online.

Todos os públicos, de todas as unidades, foram incluídos nas atividades,  fortalecendo ainda mais as habilidades e competências da Aegea. “Em 2023, movimentamos o conhecimento e impulsionamos o aprendizado”, diz Danilo Barboza, coordenador de Educação Corporativa da Academia Aegea.

Alavancar a carreira: a Academia Aegea como ponte de conhecimento

“A Academia Aegea tem o papel de facilitadora, de dar caminhos para as pessoas pensarem nas suas carreiras e buscarem o conhecimento para desenvolver as habilidades necessárias para chegarem onde traçaram. Ela entra para ajudar a fazer essa transição”, explica.

É um papel de provocação, de instigar os colaboradores para o protagonismo. É como uma ponte que ajuda a transferir conhecimento do ponto onde a pessoa está hoje para aquele que ela quer chegar no futuro.

Um exemplo: a pessoa quer ir para a área Comercial. O que ela precisa desenvolver? Técnicas de negociação e entender como funciona um planejamento comercial estão entre as habilidades e a Academia Aegea oferta conteúdos para isso. 

Por dentro das competências dentro do saneamento

Um dos grandes interesses têm sido as competências dentro do saneamento. “É algo importante para a humanidade, vivemos o momento do saneamento no Brasil e o tema é um dos grandes destaques do conteúdo disponibilizado”, afirma o coordenador.

O Portal da Academia Aegea foi revitalizado e hoje conta com mais de 150 temas técnicos e comportamentais organizados em trilhas de aprendizagem, que refletem a cultura da empresa e impulsionam a evolução profissional.

Curadoria com foco nas necessidades do negócio

“Fizemos um trabalho de curadoria com todos os cursos para relançar o portal, um trabalho bastante minucioso do que cada um precisa desenvolver, com foco nas necessidades da Aegea, referência no mercado de saneamento no Brasil, olhando também para os desafios futuros. A partir disso, definimos quais os conteúdos que vão para o portal. A navegação é feita pelo perfil dos colaboradores e também é livre, baseada na Cultura de Aprendizagem de cada um”, explica Vanessa Favareto. gerente de Educação Corporativa da Aegea.

Algumas trilhas de aprendizagem

Uma das trilhas da Academia Aegea é o Nosso Negócio, onde o colaborador encontra tudo sobre a empresa: os códigos de conduta e ética, Compliance Administrativo, Compliance Executivo, informações sobre as operações, sobre diversidade, com o Programa Respeito Dá o Tom.

Na Trilha Importantes para Você os conteúdos foram disponibilizados a partir da função do colaborador, com cursos direcionados para o desenvolvimento dela. “A Academia Aegea olha as competências que as pessoas estão procurando para desenvolver e colocar no portal. Para o líder tem lá o  Encontro de Líderes e cursos técnicos, caso seja uma liderança voltada para a operação”, conta Danilo. 

Tem ainda as Trilhas de Cultura, uma grande ferramenta para instaurar a cultura da Aegea. Elas foram desenvolvidas a partir dos talentos: engenheiros da ordem, mestres em brasicidades, profissionais além da conta, agentes da dignidade e embaixadores da saúde.

A Biblioteca é um espaço aberto de aprendizagem onde está todo o histórico de conteúdo da companhia. São as coleções da Aegea: o material sobre Encontro de Líderes, de Atendimento ao Cliente, informações técnicas da operação, Transformação Ágil, com 35 conteúdos, e muito mais.

Alguns números que movimentaram a Aegea em 2023

O Evoluir, Programa de Desenvolvimento de Liderança, capacitou diretores e gerentes em mais de 3.900 horas de treinamento em Gestão e Cultura. Foram mais de 2.700 horas de treinamento de Finanças em Saneamento, com direito a duas lives internacionais, diretamente de Portugal e dos EUA

O Programa de Trainee Aegea recebeu 44 jovens talentos por meio de um Onboarding com dias presenciais em São Paulo. Foram 15 encontros da Trilha Comportamental e Cultura e mais de 33 horas dedicadas à Jornada do MOA (Modelo Operacional Aegea).

MBA em Saneamento

Em programas formais de educação, a Academia Aegea teve 32 colaboradores que concluíram o MBA em Saneamento. Foram 18 meses de programa, totalizando 13.284 horas de aprendizado.

Outra frente de atuação é a formação em Graduação em Processos Gerenciais. O curso tem 48 participantes que estão acumulando 14.490 horas de aprendizado.

Além disso, para atualizar o conhecimento dos profissionais além da conta, um dos talentos da empresa, a Academia Aegea realizou mais de 38 transmissões ao vivo em lives de projetos. Elas somaram mais de 40 mil horas de capacitação, com mais de 22 mil participações.

Em 2024, a previsão é para muitas novidades. Fique de olho aqui no portal da Academia Aegea e aqui no Aegea Blog para aproveitar as oportunidades.

Pular para o conteúdo