Aegea foi a única empresa brasileira na categoria finalista no GWA

Aegea foi a única empresa brasileira na categoria finalista no GWA

Líder no setor privado de saneamento, a Aegea foi finalista com o Programa Infra Inteligente, na categoria companhia do ano no Global Water Awards. A premiação mundial da Global Water Intelligence, publicação internacional que cobre a indústria da água, aconteceu em Berlim em 9 de maio.

Reconhecimento do trabalho realizado

“Essa indicação representa um reconhecimento do nosso trabalho, que em pouco mais de uma década de atuação, resultou na percepção positiva no âmbito internacional. É uma alegria ver o resultado do nosso modelo de negócios, que tem como base a eficiência e expertise operacional, além do alinhamento aos princípios ESG”, afirmou Fernando Humphreys, diretor de Engenharia da Aegea.

Mais sobre o Global Water Awards

O Global Water Awards foi lançado em 2006 e desde então reconhece as conquistas mais importantes na indústria internacional de água em diversas categorias. Recompensa as iniciativas que trazem inovação ao setor por meio de melhor performance operacional, adoção de tecnologias inovadoras e modelos financeiros sustentáveis.

Na mesma categoria, as outras indicadas são Almar Water Solutions, Aqualia e Veolia. Companhias como Engie, Suez, GSK e PepsiCo também estão entre as indicadas nas demais categorias da premiação. Na edição de 2022, a vencedora do Water Company of The Year foi a Manila Water.

Aegea no cenário internacional

Em novembro do ano passado a Aegea foi indicada ao Year in Infrastructure Awards, premiação que ocorre anualmente em Londres e celebra os avanços no setor de infraestrutura pelos usuários de software da Bentley Systems, empresa especializada em softwares de engenharia.  

A Aegea concorreu na categoria “Surveying and Monitoring” por meio do Programa Infra Inteligente, que ficou entre os três mais avançados projetos de digitalização do mundo. Foi a única representante da América Latina. 

O Infra Inteligente

O programa conta com um projeto inovador de mapa digital 3D por meio do BIM, sigla para Modelagem da Informação da Construção, que reúne as informações sobre o ciclo de vida de uma construção ou um ativo, no caso do saneamento.

A iniciativa ocorre nos 13 estados do país em que a Aegea está presente e tem como objetivo aprimorar os processos por meio de geoanálises, criando um ambiente virtual – chamado de gêmeos digitais – das estruturas da empresa. 

Modernização da infraestrutura do saneamento

O foco é a prevenção de manutenções e o aprimoramento do processo de modernização da infraestrutura de saneamento. Essas ações garantem segurança aos contratos de concessão sob o aspecto regulatório, pois resultam em maior disponibilidade dos serviços para a população.

Outra vantagem é que o programa traz assertividade nas operações, com uma visão em tempo real das estruturas, em qualquer lugar do mundo, pela equipe de especialistas da Aegea. O programa já detalha mais de 100 mil ativos da companhia. 
Em dezembro de 2021 foi concluído o maior inventário de ativos do Brasil, este no Estado do Rio de Janeiro, com mais de 29 mil ativos físicos, 1.317 plantas, mais de 156 mil fotos registradas e mais de 211 mil avaliações visuais realizadas, atingindo 27 municípios do estado.

Pular para o conteúdo