Aegea lança 2º Ciclo de Conexão com Startups

Aegea lança 2º Ciclo de Conexão com Startups

O 2º Ciclo de Conexão com Startups do programa Inova Saneamento da Aegea está com inscrições abertas para quem quer inovar e ajudar a acelerar o setor. São quatro desafios e as startups podem se inscrever até dia 24 de novembro. O pitch-day está previsto para início de dezembro. 

Feito em parceria com a Innovation Latam, o programa de aceleração com startups busca soluções e projetos que tragam inovação e desenvolvimento. O objetivo é que as startups impulsionem seus negócios e ajudem a reduzir o déficit do setor de saneamento. 

A empresa, reconhecida no Ranking TOP Open Corps 2022 na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura, está entre as cinco empresas do setor que mais contratam startups no País e quer impulsionar ainda mais o segmento. 

Os quatro desafios para as startups

O primeiro desafio, “Conhecendo o perfil do consumidor”, busca soluções para traçar o perfil dos consumidores. O que se quer é otimizar e personalizar os serviços prestados, direcionando melhor os recursos da Aegea.

“Enriquecimento do cadastro de consumidores” é o segundo desafio, para complementar o banco de dados. Pode ser por meio de documentos públicos e/ou dados comportamentais com buscas em bases externas e públicas. A solução precisa garantir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP) dos consumidores, a confiabilidade e a acurácia dos dados coletados.

O terceiro desafio é o “Score de Crédito”, tecnologia que possa traçar um perfil dos consumidores a partir dos dados deles e históricos de pagamento dentro e fora da companhia. Com isso, permite definir as melhores estratégias de cobrança visando o menor custo e maior retorno. 

Por último, o desafio “Detecção de vazamentos e perdas”, para encontrar maneiras eficazes de identificar pontos de vazamento e perdas sem a necessidade de escavações. Nele estão incluídas tecnologias de sensoriamento para detecção, seja por vazão, pressão, ultrassônicos e satélite, entre outros. E também as de inteligência artificial, capazes de decodificar dados e identificar se há e onde estão os vazamentos.

Inovação e tecnologia a serviço do saneamento

Para Eduardo Mendes, diretor de Tecnologia da Aegea, o ciclo representa o comprometimento da empresa com o tema. “Inovação e tecnologia são fundamentais para a empresa, por meio delas que podemos melhorar os serviços e aumentar a nossa eficiência operacional”, afirma.

Segundo o diretor, para as startups é a oportunidade de ter uma mentoria com executivos da Aegea durante o desenvolvimento da proposta de valor e produto. Além disso, o projeto traz maior visibilidade e, ao fim do ciclo, algumas startups podem ser contratadas ou receber investimentos pela Aegea.  A empresa já foi premiada por essa atuação.

Mais sobre o ciclo

O que é? 2º Ciclo de Conexão com Startups, do programa Inova Saneamento da Aegea

Quando? Inscrições vão até 24 de novembro de 2022

Como? Por meio do link https://innovationlatam.com/ch/aegea

Pular para o conteúdo