Aegea foi a empresa mais premiada no GRI Awards 2022

Aegea foi a empresa mais premiada no GRI Awards 2022

A Aegea foi a grande vencedora na premiação do GRI Infra Awards 2022, maior reconhecimento em desenvolvimento sustentável na infraestrutura do Brasil. O prêmio deste ano teve mais de 180 ações inscritas.

Foi a empresa que mais vezes subiu ao palco, nesta edição. Uma delas para receber o Prêmio Água pelo projeto “Vem Com a Gente”. Outra para o segundo lugar na categoria, com “Práticas de Segurança Hídrica e Climatologia na Gestão de Água”. 

A Aegea também conquistou os terceiros lugares nas categorias Potência e Gente, com os projetos “Geração Distribuída de Energia de Fontes Renováveis” e “Programa Respeito dá o Tom”, respectivamente.

Reconhecimento por projetos de excelência

“É uma honra ver ações tão importantes da Aegea serem reconhecidas numa premiação tão relevante. Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora de alto nível, então os ganhadores são projetos de excelência, inovadores e de grande impacto social no setor de Infraestrutura. Nossos resultados, portanto, reforçam que o compromisso da Aegea com esses temas está rompendo fronteiras”, afirmou Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa na noite do evento de premiação, em 17 de novembro.

O GRI Infra Awards é um reconhecimento do GRI Club para iniciativas de empresas operadoras, concessionárias, gestoras, fundos e investidores que se destacaram no mercado de Infraestrutura no Brasil. São ações nos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social e ativos ambientais. A premiação deste ano teve como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como parte da Agenda 2030 criar cidades inclusivas, sustentáveis e justas. 

Mais sobre o Vem com a Gente

Na capital do Amazonas (AM), onde a Aegea atua por meio da Águas de Manaus, o programa já implantou mais de 150 km de redes, levando também água tratada às comunidades vulneráveis que vivem em palafitas. Além disso, hoje mais de 100 mil famílias de baixa renda são contempladas com a Tarifa Manauara, que concede desconto no valor da fatura. 

“Parte do trabalho do Vem Com a Gente em Manaus, que também foi implantado concessionária da Aegea no Rio, com algumas peculiaridades regionais, foi identificar famílias que poderiam ser incluídas e beneficiadas com a Tarifa Manauara. Essa é uma forma de garantir saúde e dignidade para as pessoas”, comenta Édison.

Prioridade para mão de obra local

No Rio de Janeiro, na concessionária Águas do Rio, já são mais de 2,6 mil agentes mobilizados pelo Vem Com a Gente. As equipes vão até os bairros e comunidades, realizando um diagnóstico detalhado do funcionamento das infraestruturas de água existentes e, na sequência, fazendo as intervenções necessárias para regularizar esses sistemas. Na capital fluminense, um destaque também é a prioridade para a contratação de mão de obra local, principalmente de pessoas que moram em comunidades. Dos 8 mil empregos gerados pela concessionária, 4,5 mil vivem nessas regiões e desenvolvem funções em diversos setores como operacional, comercial e administrativo.

Pular para o conteúdo