Aegea valoriza a história das pessoas ao celebrar trajetória

Aegea valoriza a história das pessoas ao celebrar trajetória
Texto: Rosiney Bigattão

Em 2025, a Aegea celebra 15 anos de uma trajetória marcada por crescimento sustentável, inovação e compromisso com a transformação da realidade de milhões de brasileiros por meio do saneamento básico.

“Já fizemos cacimba, compramos água para poder ter para beber, tivemos que comprar bombas para que a água do poço comunitário chegasse nas nossas casas. Agora, com a chegada da água encanada, nossa vida vai melhorar. Nossa saúde, sabe?”. O relato emocionado é da Marinete da Silva, de 65 anos, moradora do Jardim Mauá, de Manaus, cidade atendida pela Águas de Manaus, da Aegea. A dona de casa é uma das cinco mil pessoas contempladas pelo serviço de implantação de rede de água na região.

Bem longe dali, na comunidade do Salgueiro, zona norte do Rio de Janeiro, outra história de transformação viabilizada por meio das unidades da Aegea. “Quando eu era criança não existia saneamento básico. Não tínhamos água de uma forma correta, nós tínhamos que ir buscar água, enfrentar filas, com baldes… Foi uma fase difícil, delicada, hoje, épocas completamente diferentes, temos água encanada, podemos tomar o nosso banho, correto, no chuveiro, lavar a nossa louça, na  nossa torneira, não mais em baldinhos”, conta Juliana Borges, que mora em área atendida pela Águas do Rio.

Para o CEO Radamés Casseb, cada nova ligação importa. E é isso que move a empresa desde 2010. “Cada morador, cada cidade que recebe nossos serviços representa um compromisso com a vida, com a saúde e com o futuro. Os 15 anos da Aegea são uma conquista coletiva e uma inspiração para os próximos desafios”, afirma o CEO da Aegea, Radamés Casseb.

A linha do tempo da história da Aegea

Fundada em 2010, a Aegea deu seus primeiros passos como controlada do Grupo Equipav. O que começou com duas concessões em seis municípios, o de Campo Grande (MS) e cinco na Região dos Lagos (RJ), evoluiu para uma das maiores empresas do setor no país, presente em mais de 760 cidades, em 15 estados, e com mais de 33 milhões de pessoas atendidas. Em breve, quando começar a operar no Estado do Pará, serão 865 municípios atendidos.

Práticas de governança e transparência desde o início

Desde o início, firmou-se como empresa de vanguarda, adotando práticas de governança e transparência, como a criação de seu canal de denúncia e a implantação de um código de ética já em 2012. Vieram também novas unidades: Nascentes do Xingu, com 16 cidades em Mato Grosso; PPP Mirante, em Piracicaba (SP); e Águas de Penha (SC), por meio da fusão com a Nacional Águas e Saneamento. No mesmo ano foi criado o Instituto Equipav, a semente do atual Instituto Aegea, com foco em educação, cultura e sustentabilidade.

Centro Administrativo Aegea e novas unidades

Em 2013, foi criado o Centro Administrativo Aegea (CAA), em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Também foram incorporadas Águas de Confresa, Águas de Porto Esperidião e outras concessões no Mato Grosso. Em 2014, mais unidades foram agregadas: Águas de São Francisco, em Barcarena, e Águas de Novo Progresso (PA); Águas de Matão (SP); e outras cinco cidades em Mato Grosso.

No ano seguinte, a Aegea chegou ao Maranhão com a unidade Águas de Timon. Também passou a operar em São Francisco do Sul (SC) e Paranatinga (MT). Em 2016, a empresa avançou para Rondônia, com as unidades de Buritis e Pimenta Bueno. Também assumiu Águas de Holambra (SP), Penha, Camboriú e Bombinhas (SC).

Avanços estratégicos

A década seguinte foi marcada por avanços estratégicos: entrada de investidores internacionais, como IFC e GIC, e conquistas institucionais como a certificação ISO 37001, que reconhece a eficácia do sistema de combate ao suborno. Teve ainda expansão para novas regiões — com destaque para a chegada ao Amazonas em 2018 com a Águas de Manaus.

A transformação no saneamento básico também passa por quem leva os serviços à população. A expansão dos sistemas de água e esgoto representam também mais oportunidades de emprego no setor, e, com elas, a chance inclusive para que as mulheres encontrem mais espaço no mercado de trabalho, como conta a agente Célia Vanusa Amorim, que fez um curso oferecido pela Águas de Manaus e hoje trabalha na concessionária.

“Era um setor desconhecido para mim. Em pouco tempo, pude entender mais sobre o que é o esgoto e a diferença para as águas pluviais, que é uma confusão bem comum que as pessoas fazem. É muito prazeroso chegar em casa e ver que as minhas filhas se espelham em mim, e que posso oferecer um conforto de vida para elas”, diz.

Diversidade e inclusão social

Em 2017, foi criado o Programa Respeito Dá o Tom, que virou referência em diversidade e inclusão racial.

“Eu nunca tinha trabalhado em uma empresa que tivesse um programa de diversidade. E isso me gerou muita curiosidade, queria saber se aquele programa existia na prática. Quando eu vi que tinha aquela preocupação em tornar aquele ambiente mais inclusivo, que as pessoas se sentissem respeitadas, que a gente desenvolveria oportunidades para todos, foi algo muito positivo para mim”, conta  Mycaelle da Silva Tavares, analista de Recursos Humanos da Ambiental Crato (CE).

Inovação e sustentabilidade

Também em 2017, a empresa passou a atuar no mercado livre de energia, reforçando seu compromisso com a eficiência operacional e a sustentabilidade. Hoje, 98% da energia que move a empresa é de fontes renováveis.

Nos anos mais recentes, a Aegea intensificou investimentos em inovação, como o lançamento do primeiro gêmeo digital e o Infra Inteligente, além de programas voltados à educação, saúde e voluntariado, com destaque para o Prospera – Um Movimento Pelo Cuidado Com a Vida e o Escola Saneada. Em 2024, firmou uma importante parceria com o UNICEF e lançou a Apura, unidade de reúso de água industrial em colaboração com a Petrobras.

Em 2025, a empresa inaugura o AegeaHub, o primeiro hub de inovação presencial do setor de saneamento no Brasil, com sede no novo Centro Administrativo em Indaiatuba (SP), que reúne tecnologia, sustentabilidade e integração.

Parte da solução para os desafios do saneamento

Com mais de 23 mil colaboradores e um market share de 33% no segmento privado de saneamento, a Aegea reafirma seu propósito: ser parte da solução para os desafios do saneamento no Brasil. Ao longo desses 15 anos, a empresa não apenas levou água e esgoto tratados a milhões de brasileiros, mas também contribuiu para gerar empregos, renda, saúde e desenvolvimento nos territórios onde atua. Durante os meses de julho e agosto o Aegea Blog vai trazer histórias dos 15 anos da empresa, acompanhe!