Águas de Manaus abre inscrições para Projeto Jovens Pioneiros

Jovens Pioneiros Aegea

Estudantes de escolas públicas de Manaus já podem se preparar para concorrer a vagas no Projeto Pioneiros, que é promovido no local pela unidade da Aegea na capital amazonense.

A iniciativa da Águas de Manaus faz parte de um programa maior desenvolvido pela Aegea em vários municípios onde a empresa atua. Esta é a quarta edição do projeto, com 50 vagas para os jovens da cidade.

Para jovens das escolas públicas

O Pioneiros tem como objetivo estimular os estudantes a pensar de forma inovadora e propor soluções inéditas para o saneamento básico em suas comunidades. É requisito estudarem em escolas públicas de Manaus e estarem cursando entre o 9º ano, do Ensino Fundamental, e o 3º ano do Ensino Médio.

Pensando em contemplar a diversidade de raças presentes na cidade, parte das vagas serão disponibilizadas para filhos ou filhas de indígenas, refugiados e afrodescendentes. A previsão é que as aulas iniciem na primeira semana de agosto. 

Imersão em saneamento

O Pioneiros propõe aos participantes uma imersão no dia a dia da concessionária. Durante cinco meses, os estudantes terão a oportunidade de conhecer todos os processos da empresa, passando por setores de diversas áreas da Águas de Manaus.

Vão aprender sobre a dinâmica de serviços oferecidos pela companhia, como tratamento de água e esgoto. O objetivo é aprofundar o conhecimento destes jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões. Sempre com uma visão ampla para escolherem um futuro promissor. 

O projeto foi idealizado pelo compromisso com o futuro dos jovens e com o desenvolvimento das cidades onde a Aegea atua, com as concessionárias sendo agentes de transformação. A partir do projeto, novos talentos podem ser agregados ao saneamento de Manaus.

Durante o treinamento, os participantes irão receber toda estrutura para desenvolver os conhecimentos adquiridos. Além de conhecer os setores da empresa e ter acesso aos cursos da Academia Aegea, os alunos também participam de visitas às estações de tratamento de água e de esgoto.

Premiações

Como projeto de conclusão do curso, os participantes recebem mentoria de colaboradores da Águas de Manaus para elaborar um projeto de melhoria, voltado para o saneamento de sua comunidade.

Os melhores projetos finais são premiados. O primeiro lugar também será indicado para a etapa nacional do programa, concorrendo com estudantes de todo país. Em duas edições, a Águas de Manaus teve representantes que brilharam com seus projetos.

Pular para o conteúdo