Águas de São Francisco do Sul combate perdas de água tratada

Geofonamento_Camboriú

Graças à tecnologia, a concessionária Águas de São Francisco do Sul (SC) vem aumentando a identificação de vazamento ocultos – aqueles que não são aparentes – na rede de distribuição de água. As equipes operacionais da concessionária trabalham durante a noite, quando  o barulho das vias urbanas é reduzido, facilitando a escuta e a identificação de sons no subsolo. 

Uso do geofone

Se o vazamento é identificado, o local é marcado, identificando que ali pode haver um problema. Uma nova equipe vai então ao local durante o dia para realizar o reparo. As equipes utilizam tecnologias, entre elas o geofone, equipamento ultra sensível a sons, capaz de detectar vazamentos ocultos subterrâneos nas redes públicas. 

Vilmar Pereira da Silva Júnior, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, explica que o equipamento ajudou a identificar em um trecho de cinco quilômetros na Vila da Glória – região continental de São Francisco do Sul – dez vazamentos ocultos.

Iniciativa contribui para diminuir perdas de água tratada

Os vazamentos ocultos têm grande peso na incidência de perda de água tratada no país, por isso, iniciativas como a desenvolvida pela Águas de São Francisco do Sul, e de outras unidades da Aegea, têm impacto significativo na oferta de água distribuída na cidade. 

Um estudo do Instituto Trata Brasil divulgado em junho de 2021, referente ao ano de 2019, aponta que 39,2% de toda a água tratada distribuída no Brasil não chega às residências dos consumidores. 

A concessionária reforça que a participação da população tem sido importante na localização dos vazamentos em vias públicas. As informações podem ser enviadas através do SAC 0800 595 4444 que também é WhatsApp e pelos canais oficiais da empresa nas redes sociais

A Águas de São Francisco do Sul também destaca a participação dos líderes comunitários que têm enviado demandas por meio do WhatsApp desde a implantação do Programa Afluentes no município.

Todas as unidades da Aegea utilizam a tecnologia mostrada e também atendem pelos canais citados acima.

Pular para o conteúdo