Ambiental Ceará usa 3D para acelerar levantamento em saneamento

Ambiental Ceará usa 3D para acelerar levantamento em saneamento Aegea

Cerca de 5 mil ativos e mais de 100 plantas das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Ceará estão sendo mapeados e catalogados com o uso de drones, GPS e câmeras 360º. 

A tecnologia utilizada pela Ambiental Ceará, por meio do Programa Infra Inteligente, da Aegea, acelera os processos do período de operação assistida da Parceria Público-Privada (PPP) de saneamento básico. A expectativa é antecipar o início das obras nas 17 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. 

“A ferramenta utiliza o que há de melhor na tecnologia para mapeamento dos equipamentos operacionais, civis e eletromecânicos. Com a topografia de precisão e mapeamento digital de pontos, é possível identificar do macro até o micro”, diz Fernando Lima, diretor-executivo da Ambiental Ceará.

80% dos ativos já foram mapeados 

O cadastramento detalhado dos equipamentos e unidades operacionais é um dos primeiros passos para o mapeamento detalhado das estruturas físicas que a unidade da Aegea está assumindo. Cerca de 80% dos ativos de 14 cidades, entre os 17 municípios atendidos, já foram mapeados.

A tecnologia já chegou em Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Barbalha, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Pacajus.

Gêmeos digitais das estações de tratamento de esgoto 

Por meio da ferramenta, são criados gêmeos digitais das estações, ou seja, uma reprodução virtual das unidades e dos equipamentos. As réplicas fiéis das infraestruturas de esgoto permitem que as equipes da Ambiental Ceará visualizem e analisem os equipamentos pela tela de um computador. 

Com as imagens em 3D é possível visitar virtualmente e com frequência as instalações das cidades atendidas pela PPP. As equipes estão catalogando edificações, plantas, estações de tratamento e elevatórias. 

“Também é feito um trabalho de identificação de equipamentos como bombas, motores, painéis elétricos, infraestrutura e condição das lagoas de tratamento. Assim, em um relatório técnico detalhado, são identificadas informações como vazão, pressão, capacidade dos equipamentos e condição elétrica. Neste momento, os dados são fundamentais para darmos os próximos passos, como a elaboração de projetos”, detalha Fernando Lima.

Unidade operacional dentro do escritório por meio do Infra Inteligente 

Cada ativo terá uma identificação, por meio de um código de base, sendo possível ver todo o histórico da estrutura e equipamento, como acompanhamento da vida útil e a previsibilidade de manutenção. 

O Infra Inteligente traz a unidade operacional para dentro do escritório, concentrando informações técnicas em uma única plataforma que permite fazer simulações, estudos para futuras ampliações e melhorias. Além disso, aumenta a eficiência em manutenções preventivas, garantindo cada vez mais qualidade nos serviços oferecidos à população.

Alta tecnologia a serviço do saneamento 

O programa tem foco no aumento da eficiência operacional, por meio de um banco de dados onde ficam as imagens 3D dos equipamentos e estruturas dos sistemas de esgoto. A captação das imagens, feita com drones e GPS de alta precisão, viabiliza o cruzamento com informações técnicas levantadas nas visitas in loco, além de equipamentos com sensores que transmitem dados em tempo real.
“O conceito de gêmeos digitais utiliza fotografias georreferenciadas obtidas por drones e processadas por software para representar as estruturas físicas por meio do Building Information Modeling (BIM), que significa Modelagem da Informação da Construção, como padrão de projeto. A presença desta tecnologia na Aegea já rendeu prêmios de reconhecimento nacional e internacional”, ressalta Wagner Carvalho, líder do Programa Infra Inteligente da Aegea.

Pular para o conteúdo