Auditoria interna bem avaliada

Prêmio Auditoria
Texto: Rosiney Bigattão

Você sabe o que um profissional da auditoria interna faz? Como funciona esse departamento na sua empresa? São assuntos que a maioria das pessoas não conhece. Por isso, os responsáveis pelo setor na Aegea criaram uma estratégia. A partir dela, os colaboradores passaram a receber uma ajuda importante para responder a estas questões. 

Campanha mostra trabalho do auditor

São comunicados nos mais variados formatos e linguagens. Os colaboradores receberam as mensagens pelo WhatsApp, por meio de e-mail marketing, nas redes sociais e nos canais de comunicação da Aegea. Eles informam, por exemplo, o papel do auditor interno e o que o trabalho dele pode trazer de ganhos para toda a empresa e seus funcionários. Do mesmo modo, a auditoria interna também atua no macroprocesso da água, no controle dos contratos de concessão e muitas outros. 

Auditor: agente transformador de mudanças

“Nos últimos anos, a auditoria interna da Aegea passou por importantes processos de modernização, que passam pela internalização da equipe e também pela exposição interna da área. Estamos trabalhando muito para que as pessoas possam compreender qual o nosso trabalho e como podemos ser um agente transformador de mudanças”, explica Percival Gratti Junior, gerente de Auditoria Interna da Aegea.

Desse modo, as peças da campanha mostraram que o auditor é alguém que vem para somar. “Mostramos de forma bem simples que, juntos, podemos ajudar a empresa a atingir seus objetivos dela. Nossa contribuição se dá por meio de avaliações e monitoramento das ações de melhoria contínua dos processos internos e de seus indicadores”, diz Percival.

Prêmio pelo valor dado à auditoria interna

Além dos bons resultados na constante busca por melhorias em seus processos e controles, com a iniciativa a Aegea conquista também um importante prêmio do setor. É o IIA May Brasil 2021, do Instituto de Auditores do Brasil. A campanha é anual e, como sempre acontece no mês de maio, recebeu o nome de May. Por meio dela, o trabalho feito pelas empresas inscritas é analisado e, ao fim do período, premia as que mostraram, da melhor forma, o valor e a importância da auditoria interna.

Próximos passos

O público geral vai conhecer os vencedores durante uma cerimônia de premiação, no Conbrai 2021, o Congresso Brasileiro de Auditoria Interna. É um dos eventos mais importantes da área e a 43ª edição acontece em novembro. A Aegea vai trabalhar cada vez mais no tema, agora de olho nas normas internacionais de auditoria interna.

Pular para o conteúdo