Caminhão desenhado para minimizar transtornos e agilizar obras circula em MS

Caminhão
Texto: Matheus Maderal

Naviraí e Nova Andradina receberam, em junho, os novos caminhões customizados da Ambiental MS Pantanal – empresa criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e a Aegea, que veio impulsionar os investimentos no saneamento básico. Os veículos estão circulando por cinco cidades do interior de Mato Grosso do Sul. E foram desenhados com o objetivo de diminuir possíveis transtornos nos serviços de esgoto.

Nova solução para o setor, o “Retrossaneamento” deve trazer mais agilidade a serviços como manutenção, troca de tubulação, ligação da rede de esgoto, entre outros. Isso será possível porque esse tipo de caminhão reúne – em um só veículo – equipamentos como caçamba, retroescavadeira, baús para acondicionamento de ferramentas, guindaste e engate rápido para instrumentos hidráulicos.

Com isso, o deslocamento de vários veículos para a realização de um só serviço não se faz mais necessário, resultando na redução da emissão de poluentes e de possíveis transtornos no tráfego das cidades.

O mesmo modelo já foi entregue pela MS Pantanal em municípios como Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, Três Lagoas e Dourados. A MS Pantanal deu início à chamada “operação plena” em maio, mas equipes e veículos da empresa já podem ser vistos em todas as regiões do estado. A empresa tem a meta ambiciosa de universalizar o saneamento básico em Mato Grosso do Sul dentro da próxima década. Para isso, estima-se o investimento de cerca de R$ 1 bilhão em obras. A expectativa é de que mais de 1,7 milhão de sul-mato-grossenses tenham acesso ao saneamento básico ao fim de 2031. Isso significa que 98% da população estadual estará assistida, posicionando Mato Grosso do Sul como um dos primeiros estados a universalizar tais serviços.

Pular para o conteúdo