Dicas para quem vai viajar aproveitar melhor as férias

Dicas para quem vai viajar aproveitar melhor as férias

Com o recesso e as esperadas férias de janeiro, muita gente aproveita para viajar e relaxar com a família após um ano de trabalho. Aliás, super merecido! Mas você sabe que pode tomar algumas medidas muito simples que vão fazer com que sua viagem seja o mais tranquila possível?

De acordo com o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Holambra, Alan Pedra, checar todas as torneiras de casa – inclusive a da máquina de lavar roupas, e os banheiros – para detectar algum vazamento de água nos vasos sanitários, pode evitar futuras dores de cabeça. 

Para evitar perdas

“Após essa checagem, fechar o registro que fica no hidrômetro da residência garante que não haverá perda de água”, afirma Alan. O coordenador comenta que essas medidas são preventivas. “Pode ocorrer que, enquanto os moradores não estão em casa, haja um mau funcionamento na descarga de algum vaso sanitário ou em alguma torneira”, observa Alan.

Outro fator que tem que ser levado em conta é que uma falha da boia da caixa d’água pode ocasionar vazamento durante dias. “Por isso é tão importante que o registro fique fechado. É uma ação muito simples, mas esquecida na correria do dia a dia”, diz o coordenador.

Já quem vai passar uma temporada na praia a orientação é manter as caixas d’água cheias. Com a chegada do verão, há aumento do consumo de água que acende esse alerta importante. 

Em períodos normais, a média de consumo diário equivale a aproximadamente 150 litros por habitante/dia. O calor aumenta entre 10% e 15% a quantidade de litros usada pela população.

Plano de melhorias durante todo o ano

Ao longo de 2022, a Águas de Bombinhas desenvolveu um plano intenso de melhorias para ampliar a oferta de água e minimizar o risco de desabastecimento nos períodos de pico de consumo. Mesmo com todos os investimentos da concessionária, o coordenador de operações Lucas Nogueira lembra que manter a reservação adequada é fundamental neste período. Isso porque, caso o serviço de abastecimento sofra precariedade ou baixa pressão, imóveis equipados com reservatórios corretamente dimensionados dificilmente vão sentir os efeitos da falta de água.

“Também é preciso estar atento para o consumo consciente”, pontua.  A concessionária sempre tem investido em educação ambiental, incentivando o consumidor a fazer uso da água de maneira mais racional, evitando o desperdício e garantindo que a distribuição de água possa chegar a mais pessoas, pois água é um bem vital e finito.

As atividades que mais desperdiçam água são as de rotina, como deixar a descarga vazando, não usar ou deixar de fazer a manutenção da boia na caixa d’água, deixar a mangueira ligada durante toda a noite e usar a força da água da mangueira para “varrer” a calçada ao invés de usar a vassoura. Mesmo com a previsão de boas chuvas para o início deste ano, os cuidados ainda devem ser constantes, de maneira a prolongar a água disponível.

Como usar a água de forma consciente

Escovar os dentes com a torneira aberta consome 80 litros de água. Uma mangueira ligada por meia hora consome 560 litros de água. Banhos longos ou deixar crianças brincando com a água corrente, por sua vez, podem consumir até 180 litros de água. Essas são tarefas diárias que podem acarretar os desperdícios, uma vez que tornam o gasto muito maior do que o necessário, principalmente em condomínios, onde o consumo é maior devido à pressão da água.

Outra medida simples é ficar de olho no vencimento da fatura de água e esgoto. Você pode programar o pagamento em débito automático e, assim, aproveitar as férias sem preocupações.

Pular para o conteúdo