Geofonamento ajuda a reduzir as perdas em Camboriú

Geofonamento em Camboriú

Um trabalho milimétrico realizado pela equipe da Águas de Camboriú (SC) tem contribuído para identificar e minimizar as perdas de água no sistema de abastecimento da cidade. É o geofonamento, serviço que auxilia na identificação de vazamentos não visíveis, ou seja, que não afloram no solo.

O objetivo da concessionária é identificar ruídos através de um sensor que fica apoiado no chão e, com o amplificador em mãos, transforma-se em intensidade. Se houver vazamento, quanto maior a intensidade, mais próximo ele pode estar.

Diminuindo as perdas, aumentando o respeito ao meio ambiente

As perdas de água representam um impacto não só ao financeiro da empresa, mas também ao meio ambiente e à qualidade do serviço. “Quando diminuímos estas perdas, reduzimos também o impacto de extrair menos do rio, conseguimos atender melhor o cliente e baixamos custos com produção”, explica o coordenador de operações da Águas de Camboriú, Gabriel Fasola.

O trabalho é realizado sempre de madrugada, depois da meia-noite. Como o equipamento amplifica ruídos no subsolo, todo barulho pode causar interferências, sobretudo os veículos que passam na rua. À noite, as atividades urbanas (som, esgoto, pessoas conversando, fábricas) diminuem, facilitando a escuta.

Maior eficiência

O fone de ouvido auxilia o operador a identificar o ruído característico que a água emite ao vazar por orifícios na tubulação. “O equipamento contribui também na eficácia do reparo, pois a intervenção na pavimentação ocorre o mais próximo do vazamento, diminuindo transtornos à população”, explica Gabriel.

Combater as perdas de água é trabalho diário nas unidades da Aegea. Com um amplo programa de combate às perdas e aumento de eficiência, a Águas de Bombinhas (SC), também da Aegea SC, já conquistou uma das menores perdas do país.

Pular para o conteúdo