Inovação: a nova moeda da competitividade nacional

Prêmio Inovacao
Texto: Marcia Rocha e Rosiney Bigattão

Unindo dados e tecnologia, colaboradores da Ambiental Serra, unidade da Aegea no Espírito Santo, desenvolveram um projeto que ajuda a resolver uma séria questão ambiental: saber quantos imóveis estão em áreas de mananciais.

Esse tipo de ocupação pode ameaçar a qualidade da água para o abastecimento. E colocam em risco também todo o ecossistema por causa do possível lançamento irregular de esgoto sem tratamento. O primeiro passo para evitar que as ameaças se efetivem, é saber da existência dos imóveis.

O analista de Cadastro Paulo Roberto Ribeiro Jr e Vitor Ghioti, analista de Planejamento e Controle da Regional 2 da Aegea, autores do projeto, foram inovadores. Solucionaram um problema local e alavancaram a empresa em que trabalham. E venceram o Prêmio Inovação Aegea 2021.

Por tudo isso, a inovação é considerada um fator de diferenciação entre as empresas, uma vez que aumenta a competitividade no mercado. Empresas inovadoras atuam de forma diferente do usual, integrando pessoas das mais diferentes áreas.

Nesse sentido, conquistam resultados como aumento de produtividade, redução de custos e sustentabilidade. Na inovação, as pessoas são parte fundamental do processo.

Inovação na conquista da universalização

Quando se fala em universalização do saneamento, nas ações necessárias para que todos os brasileiros tenham acesso aos serviços de água e esgoto, a inovação ocupa também um lugar de destaque.

Mas, como ser mais inovador? Uma das respostas, vinda da maior empresa de saneamento do setor privado do país, é o Prêmio Inovação Aegea. Criado para incentivar os profissionais a serem mais inovadores, está na quinta edição.

Premiação em 2021: aumento de mais de 20% de participação

A iniciativa da Aegea também visa reconhecer os profissionais dentro do seu meio de atuação. Desse modo, valoriza ações que trazem otimização técnica e melhorias no desempenho dos processos internos.

A edição de 2021 chegou ao final com números bastante animadores. Houve um incremento de mais de 20% no total de inscritos em relação ao ano passado, mesmo com um evento menor por causa da pandemia.

Para o coordenador de Inovação da Aegea, Klaus Paz, o Prêmio de Inovação é o momento em que a empresa reconhece os talentos e valoriza ainda mais as pessoas que proporcionam grandes resultados.

Ele afirma que a “inovação é uma habilidade que todos nós podemos desenvolver, pois cada pessoa tem a possibilidade de encontrar soluções inteligentes para problemas vividos no cotidiano”.

Plataforma de inovação

Foram inscritos 75 projetos. Além de terem sido colocados em prática, tiveram resultados comprovados – um dos critérios para participar. Para estruturar e transformar as novas ideias em projetos, os colaboradores contam com a Inovae, a plataforma de inovação da Aegea.

Em dois anos, a plataforma já recebeu mais de 400 projetos dos colaboradores e 100 foram colocados em prática. A premiação também acontece por meio da Inovae. Os vencedores recebem reconhecimento e AegeaCoins, uma moeda virtual que vale prêmios.

Os vencedores do Prêmio Inovação Aegea

Além do projeto desenvolvido pelos analistas Vitor e Paulo, da Ambiental Serra, outros quatro foram premiados. Em cerimônia on-line no dia 24 de novembro, o evento de premiação contou com a presença do CEO da Aegea, Radamés Casseb.

Os projetos premiados:

1º Lugar – Contagem de Imóveis em Áreas de Ocupação Irregular. De Vitor Batista Telles Ghiotti e Paulo Roberto Ribeiro Junior, da Ambiental Serra (ES).

2º Lugar– Ferramenta de Análise de Saving de Demanda Ótima. De Vitor Heser Rosa, João Paulo Poloni Nuñez e Junia Roberta de Souza Pereira, da Aegea Engenharia.

3º Lugar– Secador Solar de Lodo. Dos autores Andrey de Souza, Gabriele Letícia Arthur e Guilherme Baldo Cyrino, da Mirante (SP).

4º Lugar– Mapeamento Fotoaéreo com Análise de Inteligência Virtual – Projeto Drone. De Lais Fonseca Gomes, Giovan Christofolletti e Edilton Alves da Silva, também da Mirante (SP).

5º Lugar– Sistema de Gestão de Portfólio Capex. De Felipe Rabello Felix, Juliano da Silva Simas e Yago Henrique Gonçalves, da Prolagos (RJ) e Aegea Engenharia.

Um dos bons exemplos da edição de 2020

A coordenadora Comercial da Águas de Teresina, Paula Morreti, foi uma das vencedoras da última edição do Prêmio de Inovação Aegea, com o projeto “Horus”. A ideia surgiu com o objetivo de otimizar as tratativas do processo de fiscalização. Antigamente, as verificações de fraudes eram conferidas e analisadas manualmente. Hoje, o trabalho é realizado de forma digital e segura.

Pular para o conteúdo