Infra Inteligente é destaque no estande da Aegea na Fitabes

Infra Inteligente é destaque no estande da Aegea na Fitabes
Texto: Marcela Borges, Priscilla Gomes e Rosiney Bigattão

Como líder no setor privado de saneamento, a Aegea busca aportar soluções inovadoras, que gerem valor para o setor de saneamento. Um exemplo deste pioneirismo é o Infra Inteligente, apresentado na Fitabes, a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental.

Fundamentado no que há de mais avançado em gestão de ativos de acordo com a ISO 55.001 e na metodologia de modelos 3D BIM, o programa está desenvolvendo o maior Mapa Digital 3D do Brasil, que contempla as estruturas da companhia nos 13 estados onde atua. 

Melhoria na prestação de serviços

A tecnologia de mapeamento permite analisar a saúde do ativo e agir antes de um problema. Ela garante mais eficiência da operação e, assim, melhora as condições da prestação dos serviços, uma vez que é possível fazer diagnósticos e identificar a causa raiz de falhas. 

“A companhia consegue uma visão em tempo real das suas estruturas, em qualquer lugar do mundo. É um ganho não só para a empresa, mas também para os clientes, pois resulta em maior disponibilidade dos serviços para a população”, diz Wagner Carvalho, do Infra Inteligente na Aegea. 

Detalhados mais de 100 mil ativos

Atualmente, por meio do programa, já foram detalhados mais de 100 mil ativos da companhia. O levantamento de dados é feito com a tecnologia BIM (Building Information Model), que reúne um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de uma instalação.

A captação é feita por meio de drones, câmeras 360 e GPS de alta precisão. Ela resulta na criação dos Gêmeos Digitais, que representam fielmente as estruturas em um ambiente totalmente virtual online. As imagens captadas geram os arquivos em modelo 3D, que são inseridos em um banco de dados compartilhado com a equipe de especialistas da Aegea. 

Com isso, é possível realizar visitas virtuais nas estruturas das concessionárias em qualquer local do país, facilitando a tomada de decisões e assertividade na garantia dos serviços essenciais da companhia à população.  

Reconhecimentos 

Em dezembro de 2021, o Infra Inteligente concluiu o maior inventário de ativos do Brasil no estado do Rio de Janeiro. O projeto reúne mais de 33 mil ativos físicos, 1.383 plantas, mais de 158 mil fotos registradas e mais de 257 mil avaliações visuais realizadas, atingindo 27 municípios do estado. Um verdadeiro Mapa Digital 3D foi criado das instalações de saneamento do Rio de Janeiro, com investimento de R$ 10 milhões no projeto.
No último ano, a Aegea foi indicada ao Year in Infrastructure Awards, premiação que celebra os avanços no setor de infraestrutura, com o Programa Infra Inteligente. A categoria Surveying and Monitoring reconheceu a iniciativa entre os três mais avançados projetos de digitalização do mundo. O programa também foi finalista na categoria Companhia do Ano no Global Water Awards, premiação mundial da Global Water Intelligence.

Pular para o conteúdo